REDE SAMPA inaugura o projeto formativo para os trabalhadores de saúde – democracia como método

14 votos

roda_1416018282-1_0.jpg

Participei ontem do primeiro curso da Rede SAMPA – saúde mental paulistana – , projeto formativo construído democraticamente a partir da escuta das dores e delícias do trabalho nas RAPs.

Ouvir os trabalhadores como método para edificar os cursos não é trivial. Estamos diante de um modo bastante potente de inclusão destes trabalhadores de saúde numa construção que, sem abdicar de trazer conteúdos consistentes por parte dos facilitadores das rodas, nos coloca como protagonistas daquilo que queremos produzir como conhecimento, prática e reinvenção da rede de atenção psicossocial na cidade.

Os programas dos cursos retratam o desejo agenciado por uma convocação anterior para a sua composição. Participei de uma destas rodas no ano passado com Silvana Rabello, coordenadora da Área de Infância e Adolescência do projeto SAMPA e Christiane Mery, coordenadora desta formação na Escola Municipal de Saúde. Nesta roda, elas lateralizaram radicalmente, mostrando que ainda é possível apostar na troca de saberes e na possibilidade de gestores da formação poderem investir na escuta dos processos reais de trabalho. 

O primeiro curso trata do atendimento familiar como estratégia de abordagem do sofrimento psíquico na infância e adolescência. Aposta clínico-política certeira e sensível para as questões contemporâneas que assolam a vida de crianças e jovens, capturados pela medicalização, judicialização e outras mazelas nada potencializadoras da vida.

A coisa começa quente com a ativação de afetos e deve aumentar a temperatura de nossa implicação com o cuidado em saúde. Nem tudo está perdido nestes tempos sinistros onde os arautos da tristeza e desimplicação com o outro imperam. Pequenos acontecimentos potentes podem ser estratégicos para aumentar a potência e a luta pela vida.

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/ems/noticias/?p=163630

https://ead.saude.prefeitura.sp.gov.br/mod/resource/view.php?inpopup=true&id=19838