Modelo assistencial, Clínica ampliada e o cuidado

17 votos

post2.jpg

  O cuidado se caracteriza pela atenção, responsabilidade, zelo, e consiste em um modo de agir que é produzido como experiência de um modo de vida específico. O cuidado em saúde se traduz em uma atenção integral fruto de boas interações entre usuários, profissionais e instituições, que são traduzidas em atitudes como acolhimento, vínculo, respeito, qualidade no atendimento, entre outros.

  O cuidado em saúde se constitui em um grande desafio que é extremamente importante para a construção e organização de práticas de sáude. Pensando nisso vim dar destaque ao modelo assistencial pensado como um circulo, e a Clínica Ampliada.

  O modelo assistencial pensado como um círculo diferentemente do sistema de saúde como pirâmide, se associa com a idéia de movimento, com múltiplas possibilidades de entrada e saída no sistema, não hierarquizada, e no sentido de priorizar o acolhimento no atendimento e organizá-lo para garantir o acesso de cada pessoa ao tipo de atendimento mais adequado para o seu caso, e com a responsabilidade de garantir a integralidade na atenção.

  E por fim, a Clínica Ampliada tem como proposta se constituir numa ferramenta de articulação e inclusão dos diferentes enfoques e disciplinas no âmbito do trabalho em saúde. A proposta da Clínica Ampliada engloba uma compreensão ampliada do processo saúde-doença, construção compartilhada dos diagnósticos e terapêuticas,  ampliação do “objeto de trabalho’’, a transformação dos “meios” ou instrumentos de trabalho (comunicação transversal na equipe e entre equipes nas
organizações e rede assistencial), e suporte para os profissionais de saúde  para que eles possam lidar com as próprias dificuldades.

  Como futura profissioal de Saúde coletiva acho que ambas são excelentes propostas que facilitam o processo de assistência à saúde, e permitem um olhar diferente para os usuários baseado no cuidado e nas reais necessidades de cada um.

Referências:
Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Disponível em:
https://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes.html
C
línica Ampliada e Compartilhada. Disponível em:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/clinica_ampliada_compartilhada.pdf
M
odelos tecno-assistenciais em saúde:da pirâmide ao círculo, uma possibilidadea ser explorada. Disponível em:https://www.scielo.br/pdf/csp/v13n3/0171.pdf