Para os que virão… após a nossa passagem!

13 votos

(Texto escrito para saudar o final do curso de apoiadores da PNH em SC e PR)

Há um certo tempo, nos reuníamos aqui ouvindo o poeta falar aos que virão… Peço licença a Thiago de Mello para falar aos que virão após a nossa passagem.
Pois realizamos muitas coisas desde nossa chegada.

Ainda sabemos pouco é bem verdade, mas aprendemos muito.
Já fazíamos alguma coisa a partir de nossos conhecimentos,
E nossa vivência em muito nos acrescentou, não em quantidade, mas em qualidade, ou melhor, em coletividade.
Apostamos num fazer mais comunal, construído, passo a passo.

Enfrentamos derrotas, mudamos de rota e seguimos às vezes para frente, mas não só assim, seguimos em todas as direções, especialmente para o lado, onde nos fizemos mais fortes, mais potentes.
Como nos dizia o poeta cumprimos o papel de “fazer o pouco que nos cabe nos dando por inteiro”.

Muitas vezes muito mais que o inteiro, nos entregamos mesmo que aos caquinhos: que nos reconstruíram, nos fortaleceram, e também nos transformaram.

Queremos ser humanos plenos de autonomia, no exercício de nosso protagonismo. “Sabendo que não vamos ver o homem que queremos ser”, como nos falavam quando chegamos, no entanto já vemos uma saúde mais democrática ao nosso redor, pouco transformamos, mas se provocamos um olhar para o fazer, na verdade já fizemos algo no sentido da humanização.

Hoje com o conhecer/fazer do curso nos construímos pessoas do plural e não mais meros “eus” a vagar buscando a construção de uma utopia solitária.
Sim somos NÓS! Somos um eu mais completo, mais complexo, mais real!
Somos sonhos, contradições, mas acima de tudo esperança!

Como nos provoca o poeta: “Não importa que doa: é tempo de avançar de mão dada com quem vai no mesmo rumo”. E isso temos feito, seguir coletivo, seguir em roda, com arestas a serem suavizadas, pirâmides a serem horizontalizadas.
Que beleza tem a vida sem desafios a nos instigar, a nos mover?

“Os que virão, serão povo, e saber serão, lutando.” Como disse o poeta a nós quando aqui chegamos, no entanto os que agora virão muito mais fortes serão pois já não estarão mais sozinhos, seremos povo com eles, e seguiremos lutando juntos.
 

 

Patrícia de Souza Campos Silva

Blumenau SC