Semana Nacional de Humanização é comemorada em abril- Mostre sua experiência em saúde pública

19 votos

snh_0_0.jpg

Em 2014, a Política Nacional de Humanização (PNH), comemorou 10 anos de existência, em comemoração, o Ministério da Saúde (MS), promoveu a Semana Nacional de Humanização(SNH), um evento descentralizado e de total aposta na mobilização social, em diferentes cidades brasileiras.

O movimento se deu de forma simultânea durante cinco dias no mês de abril. Foram realizadas 847 atividades, em 202 cidades brasileiras, mobilizando mais de 40 mil pessoas.

Agora, a SNH é lembrada e vivificada aqui na Rede HumanizaSUS (RHS), a partir dos atores que compõem e acreditam  no SUS. A ideia da PNH é realizar o evento bienalmente, mas, durante esse mês, que marca a mobilização, surgiram aqui na RHS divulgações feitas por gestores, trabalhadores e usuários do SUS em alusão a SNH.  O gesto surtiu efeito desafiador e reconfortante para a Humanização, pois reflete que o ato inovador vingou e agora já começa a dar frutos.

Com isso, a PNH reforça o encantamento singelo sobre o SUS e todas as pessoas que fizeram tudo isso acontecer, e declara-se apoiadora incondicional deste movimento.

Durante essa semana, e todo o mês de abril, convidamos todos para mostrar experiências exitosas, abrindo assim, espaços de trabalho, atenção e cuidado no SUS, ampliando horizontes e construindo pontes cada vez maiores.

Façamos história! Contamos com todos vocês, e esperamos um abril humanizado em todo o  Brasil.

Compartilhe aqui na Rede HumanizaSUS o movimento da Semana Nacional Humanização em seu território.

Em 2016 temos um novo encontro marcado.

A cartografia desse movimento pode ser vista no mapa abaixo, que apresenta todas as atividades propostas  durante a SNH de 2014. Acesse  o link e saiba mais.

 

*Equipe de Comunicação e Jornalismo PNH/SAS

Jornalista Responsável: Sheila Souza