Roda de Conversa sobre Plantas Medicinais

19 votos

img-20150409-wa0007.jpgEm março de 2015 foi realizada uma roda de conversa sobre Plantas Medicinais no grupo “Reconstruindo Histórias de Vidas”. Grupo fundado em 1999, no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA/UFAL), pela médica reumatologista Heloísa Vital. Este grupo tem o objetivo de construção de um espaço no qual as pessoas portadoras de doenças reumáticas, possam conversar e obter conhecimentos sobe diversos temas não apenas focado no adoecimento. Desde a sua fundação o grupo já passou por modificações e contribuições, porém atualmente está sendo realizado em parceria com o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso da UFAL, composto por assistentes sociais, enfermeiras, farmacêuticas e psicólogos. Os temas abordados são escolhidos pelos próprios participantes do grupo ou sugeridas por um dos residentes.

A roda de conversa sobre Plantas Medicinais foi sugerida pela residente farmacêutica e acolhida pelo grupo, este tema foi baseado na RENISUS (Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS), a qual dispõe várias espécies de plantas com potencial terapêutico. A roda de conversa foi iniciada com a explanação do motivo pelo qual as plantas curam e porque algumas são tóxicas, pois contém substâncias bio-ativas com propriedades terapêuticas, profiláticas ou paliativas, foi explicada as diferenças entre infusão, decocto, macerado e xarope. Onde a infusão consiste em ferver a água separadamente e após a fervura adicionar a planta, o decocto ferve a água junto com a planta, o macerado é a extração das substâncias da planta através de líquidos a temperatura ambiente e o xarope onde vai ser extraído as substâncias da planta medicinal através de uma preparação aquosa concentrada de açúcar. Por fim foi explicado a cerca de cada planta em particular, a parte utilizada, a forma de uso e a sua indicação.  Na roda, foi estabelecido um diálogo a cerca do conhecimento de cada participante sobre as plantas medicinais abordadas.

Acredita-se que a discussão acerca das plantas medicinais seja importante, pois temos uma cultura de uso indiscriminado de plantas, sendo que muitas podem causar interações com os medicamentos, diversas reações adversas e até confusão no momento do preparo e reconhecimento da espécie.

O tema abordado foi recebido com entusiasmo e cada participante recebeu um folheto explicativo. Ressaltamos que o grupo "Reconstruindo Histórias de Vida" é voltado para promoção à saúde não se restringindo à  ação curativa. Salientando que este é realizado em um serviço de atenção terciária, ambiente em que a promoção a saúde são pouco produzidas.

Equipe Multiprofissional:

Bárbara Tereza Brandão Guerreiro Barbosa (Psicóloga)
Franklin de Oliveira Lima (Psicólogo)
Heloisa Maria Cavalcanti Vital (Médica)
Isis Brandão Tenório (Assistente Social)
Mariane Moraes Oliveira (Enfermeira)
Shyrlley Nayara Martins Sapucaia (Assistente Social)
Sineide Maria Santos Farias (Farmacêutica)
Tassia Tatianna Dionizio Firmino (Farmacêutica)
Tereza Lays Cavalcante Calheiros de Melo (Enfermeira)