Mudança do Modelo de atenção

13 votos

 Modelos assistenciais,segundo Paim podem ser entendidos como ''combinações de saberes(conhecimentos) e técnicas(métodos e instrumentos) utilizadas para resolver problemas e atender necessidades de saúde individuais e coletivas,não sendo ,portanto,simplesmente uma forma de organização dos serviços de saúde nem tampouco um modo de administrar(gerir ou gerenciar) um sistema de saúde''.

  Nosso sistema de saúde brasileiro encontra-se em processo de construção e o modelo de atenção em transição: ou o SUS se consolida, respeitando-se seus princípios e diretrizes, pela implantação efetiva de suas estratégias operacionais, tal como a ESF que podemos inferir que foi implantado para 'ajudar' na busca dos princípios do sistema/reorientar o modelo; ou se mantém o modelo dominante no qual está centrado na cura, na doença.

  Na minha opinião acho que os modelos de atenção cada um com seus fundamentos teóricos e epistemológicos, devem respeitar cada realidade para que possam cumprir seu papel de atender às necessidades de saúde da população. Precisam ser coerentes em suas bases e, ao mesmo tempo, suficientemente abertos ao reconhecimento e enfrentamento de suas próprias falhas e crises.

   figura2-artigo1-01.png