Divulgando o Fórum Social Mundial 2010

12 votos

Companheir@s, neste final de ano, vale lembrar que em janeiro temos encontro marcado do Fórum Social Mundial!!

 

Iniciamos a divulgação deste megaevento/movimento social mundial, em nossa Rede HumanizaSUS,  lembrando trechos da Carta de Princípios, elaborada e aprovada em seu primeiro encontro em 2001, que aconteceu em Porto Alegre, Brasil. E fazemos isto porque os dizeres desta Carta justificam por nós o convite aos companheiros, desta Rede e da Política Nacional de Humanização (PNH), para participarem deste grande encontro que acontecerá em Porto Alegre, de 25 a 29 de janeiro/2010, como de outros espalhados pelo estado e pelo país.

 

Carta de Princípios do Fórum Social Mundial (2001)

 

10. O Fórum Social Mundial se opõe a toda visão totalitária e reducionista da economia, do desenvolvimento e da história e ao uso da violência como meio de controle social pelo Estado. Propugna pelo respeito aos Direitos Humanos, pela prática de uma democracia verdadeira, participativa, por relações igualitárias, solidárias e pacíficas entre pessoas, etnias, gêneros e povos, condenando todas as formas de dominação assim como a sujeição de um ser humano pelo outro.

11. O Fórum Social Mundial, como espaço de debates, é um movimento de idéias que estimula a reflexão, e a disseminação transparente dos resultados dessa reflexão, sobre os mecanismos e instrumentos da dominação do capital, sobre os meios e ações de resistência e superação dessa dominação, sobre as alternativas propostas para resolver os problemas de exclusão e desigualdade social que o processo de globalização capitalista, com suas dimensões racistas, sexistas e destruidoras do meio ambiente está criando, internacionalmente e no interior dos países.

 

Aprovada e adotada em São Paulo, em 9 de abril de 2001, pelas entidades que constituem o Comitê de Organização do Fórum Social Mundial, aprovada com modificações pelo Conselho Internacional do Fórum Social Mundial no dia 10 de junho de 2001. São 14 princípios e poderá ser conhecida integralmente em site: www.forumsocialmundial.org.br

 

 Como será o FSM em 2010?

No ano em que celebrará 10 anos de seu processo, o Fórum Social Mundial não terá um evento global único e centralizado. Em 2010, o FSM se dará de forma permanente ao longo de todo o ano, através de eventos e atividades em várias partes do mundo. Será um ano em que as atenções do processo do FSM estarão especialmente voltadas para o tema da crise global, compreendida em suas várias dimensões – econômica, ambiental, política, social, cultural, alimentar, civilizatória.

O objetivo do FSM em 2010 é acumular análises, propostas e experiências dos movimentos e organizações sociais para enfrentar as diversas crises. O espaço de convergência desse acúmulo será o Fórum Social Mundial Dacar 2011, este sim, o próximo evento centralizado do processo.

Após a última reunião do Conselho Internacional (CI), realizada em outubro, em Montreal, o Grupo de Enlace do CI divulgou o documento Propostas para conectar os eventos de 2010. Entre as idéias apresentadas, estão a criação de um banner que viajará o mundo acumulando mensagens e slogans de cada evento, a utilização de um logo comum, a produção de mensagens (escritas, visuais, audiovisuais, artísticas etc) que expressem respostas às crises, entre outras.

Em seu 1º chamado aos organizadores dos eventos FSM de 2010, o Conselho Internacional do FSM afirma que é crucial para o FSM desenvolver coletivamente um processo de trabalho em 2010 que esteja em sincronia com o ritmo do desenvolvimento dos efeitos dessa crise e com as diversas respostas que emergem de movimentos ao redor do mundo.

  

Eventos no Brasil

 

1. Evento: I Fórum Social de Economia Solidária e I Feira Mundial de Economia Solidária
Local: Santa Maria e Canoas (Grande Porto Alegre)
Data: 22 a 24 de janeiro (Santa Maria) e 25 a 29 (Canoas).
Contato: [email protected]
Site: www.fsmecosol.org.br

2. Evento: Fórum Social Mundial da Serra Gaúcha
Local: Bento Gonçalves – RS – Brasil
Data: 22, 23 e 24 de janeiro
Contato: [email protected]

3. Evento: Acampamento Intercontinental da Juventude 10 anos – Os Movimentos em Movimento
Local
: Lomba Grande – Novo Hamburgo – RS, Brasil
Data:
23 a 29 de janeiro

Contato: [email protected]
Site: www.acampamentofsm.org.br


5.Evento: Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre / Seminário 10 Anos Fórum Social Mundial
Local: Grande Porto Alegre, Brasil
Data: 25 a 29 de janeiro
Contato: [email protected]
Site: www.fsm10.org

 

10. Evento: Fórum Social Temático da Bahia
Local: Salvador, Brasil
Data: 29 a 31 de janeiro
Contato: [email protected]
Site: https://www.fsmbahia.com.br

 

13. Evento: Fórum Social Expandido das Periferias
Local: Loteamento Dunas, Pelotas – RS – Brasil.
Data: 3 a 6 de fevereiro de 2010
Contatos: [email protected], [email protected], [email protected], [email protected]

  

Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre divulga Programação de Seminário Internacional –

blog: https://seminario10anosdepois.wordpress.com

 

Já estão confirmadas as mesas e alguns nomes de palestrantes do Seminário Internacional 10 Anos depois: desafios e propostas para “Um Outro Mundo Possível”, que acontecerá dentro da programação do Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre, de 25 a 29 de janeiro. Entre os nomes já confirmados/as estão Boaventura de Souza Santos (Portugal), David Harvey (EUA), Francisco Whitaker (Brasil), João Pedro Stédile (Brasil), Diana Senghor (Senegal), Immanuel Wallerstein (EUA), Samir Amin (Egito), Christophe Aguitton (França) e Virgínia Vargas (Peru).

As atividades do Seminário acontecerão sempre pela manhã, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.

Além do Seminário, a Programação do Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre inclui ainda as atividades autogestionadas, que acontecerão sempre à tarde, e a décima edição do Acampamento Internacional da Juventude, que desta vez acontecerá em Novo Hamburgo.

As inscrições estão abertas para o Fórum Social Mundial 10 anos – Grande Porto Alegre, que ocorre de 25 a 29 de janeiro. As atividades acontecem em Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga e na Capital. A inscrição pode ser feita até 15 de janeiro pelo site: www.fsm10.org O valor de R$ 20,00 a ser cobrado servirá para custear os materiais que serão entregues no credenciamento.

No ano em que celebrará 10 anos de seu processo, o FSM não terá um evento único e centralizado e sim uma ação global. E o conjunto de atividades do FSM 10 Anos Grande Porto Alegre lançará esta série de ações, que se dará de forma permanente ao longo de todo o próximo ano, através de eventos em várias partes do mundo.

Consultem o site para informações mais detalhadas e maior compreensão desse processo de organização do Fórum Social Mundial 2010. Vamos nos conectar, entrando nesta grande roda/rede mundial de mobilizações e reflexões sobre a crise global em suas múltiplas dimensões: econômica, ambiental, política, social, cultural, alimentar, civilizatória, acumulando análises e mobilizações que convergirão para o Fórum Social Mundial Dacar 2011, que acontecerá de forma centralizada em apenas um local: em Dacar, Senegal, continente africano.

Desejo Boas Festas e Bons Encontros neste final de ano, renovando as energias e esperanças para continuar a luta, esquentando ainda mais a RedeHumanizaSUS em 2010, agradeço a força e amizade que vamos construindo, abraços fraternos,
Ana Rita