Atenção e Cuidado a Saúde

17 votos

A Atenção a Saúde consiste nas intervenções na saúde no âmbito individual e coletivo proporcionando a promoção, prevenção, diagnostico, tratamento e reabilitação. Utilizando tecnologias de alta complexidade e baixa densidade que devem resolver os problemas de maior freqüência e relevância nas populações.

o-cuidado-sade-na-ateno-primria-4-638.jpg
Constituir a porta de entrada do serviço — espera-se que seja um serviço mais acessível à população e que com isso seja o primeiro recurso a ser buscado, no caso os Centros de Saúde
Continuidade do cuidado — a pessoa atendida mantém seu vínculo com o serviço ao longo do tempo, de forma que quando uma nova demanda surge esta seja atendida de forma mais eficiente;
Integralidade — o nível primário é responsável por todos os problemas de saúde; ainda que parte deles seja encaminhado a equipes de nível secundário ou terciário. Nessa característica, a Integralidade também significa a abrangência ou ampliação do conceito de saúde, não se limitando ao corpo puramente biológico.
Coordenação do cuidado — mesmo quando parte substancial do cuidado à saúde de uma pessoa for realizado em outros níveis de atendimento, o nível primário tem a incumbência de organizar, coordenar e/ou integrar esses cuidados, já que freqüentemente são realizados por profissionais de áreas diferentes ou terceiros, e que portanto têm pouco diálogo entre si.

É necessário ainda compreender esses âmbitos e conseguir interliga-los para que haja um atendimento de excelência e estamos na busca por esse conhecimento.