A importância das linhas de cuidado na gestão e assistência

0 votos

linha_de_cuidados.jpg

As linhas de cuidado expressam os fluxos assistenciais que devem ser garantidos ao usuário, no sentido de atender às suas necessidades de saúde e garantir o cuidado integral. Funcionam como instrumento de trabalho em duas áreas de atuação dos profissionais e trabalhadores em saúde: a gestão e a assistência.
 

Para a gestão, as linhas de cuidado podem orientar os gestores públicos a planejar, programar e avaliar o atendimento que o sistema de saude oferece á população, os procedimentos necessários para prevenir e detectar precocemente os agravos a saúde, quais tipos de serviços os sistemas de saúde devem oferecer para o controle dos diferentes agravos e etc. Para a assistência, ela serve para orientar o profissional e o trabalhador de saúde sobre os procedimentos mais efetivos para o controle das doenças, de acordo com o tipo de serviço de saúde em que trabalha.

Através da linha de cuidado, o paciente passa a ser visto como sujeito a partir da sua singularidade, de forma que a assistência passa a ser integral, garantindo todo o cuidado necessário, desde a consulta até o seu  tratamento.