Arte Postal ” Qual o tamanho da sua loucura?

14 votos

arte_postal_18_de_maio_1.jpg

Integrando as ações da semana da Luta antimanicomial de Campinas-SP, o projeto de arte postal veio compor no terreno de forças políticas do cenário da cidade. A luta antimanicomial é um movimento iniciado em 1987 por usuários, familiares e trabalhadores, caracterizado pela reivindicação do direito fundamental à liberdade, de viver em sociedade e que propõe a ressignificação do imaginário social da loucura. A arte postal tem como característica a troca sem comércio, democrática e popular, podendo ser realizada por qualquer pessoa. A organização da luta antimanicomial de Campinas mobiliza anualmente atores a resistirem ao estigma e as marcas de desvalor atribuídas a loucura, valorizando as potências de vida. Nesse ano, para a comemoração da luta em Campinas, foi feita uma convocatória de arte-postal com o tema “Qual o tamanho da sua loucura?”, divulgada internacionalmente e intersetorialmente com o objetivo de resultar em uma exposição itinerante em diversos serviços de arte, cultura e saúde de Campinas.

A arte é usada como ferramenta de comunicação e afirmação das pessoas, de um jeito agradável de discutir questões polêmicas, onde o usuário sai do papel de paciente esse torna protagonista, se torna artista.
Trata-se de uma ação para tramar redes através do envio e trocas de postais entre lugares distintos. Os participantes foram convidados a comporem com suas pinturas, desenhos, escritas, colagens, idéias, afirmações expressivas nos postais, criando encontros com suas próprias e outras loucuras. O tamanho da loucura, seja ela grande, pequena ou muitas, se apresentou em variações que ocuparam o tamanho de cada postal, sendo expressão criativa singular de cada participante.

Participe conosco, faça seu postal e envie pra gente até dia 25 de abril!