Relação entre gestantes e disponibilidade das Redes de Cuidado.

14 votos

Boa tarde,

 

Quando falamos de acesso aos serviços de saúde é inevitável a presença de diversas polêmicas. E especificando, por exemplo: O acesso das MULHERES GRÁVIDAS aos serviços de saúde …. penso que as polêmicas existentes podem se multiplicar. Foi o caso do link abaixo, onde uma mulher grávida em trabalho de parto não conseguiu ser atendida no hospital Bom Jesus de Tremembé no ano de 2012.

https://glo.bo/W51ROO

 

Para colaborar com o não aparecimentos desses casos (link acima), o Ministério da Saúde criou uma estratégia que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Essa estratégia, chamada de Rede Cegonha, conta com o Pré-Natal, Parto e Nascimento, Puerpério e Atenção Integral à Saúde da Criança, e Sistema Logístico (transporte sanitário e regulação). Para o seu desenvolvimento, os profissionais de saúde devem portar a Caderneta da Gestante, a qual é um instrumento fundamental para o registro das informações de acompanhamento da gestação.

 

Concluindo, os estados que ainda não aderiram ao programa contribuem bastante para a desigualdade dos serviços de saúde, para o aumento de mortes neonatais e para as dificuldades de detectar possíveis doenças que o programa oferece, como os testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo HIV e triagem de sífilis.

 

Abraço.

Bianca Mendes