A importância do saber como experiência!

14 votos

nova-imagem-24.png

Boa tarde Rede HumanizaSUS!!

Os processos de formação de educação simples repassam as informações de conhecimento que necessitamos. Se quando pensamos no processo de educação em saúde temos que considerar uma imprevisibilidade do trabalho, a forma como lidamos com todas as dificuldades e surpresas que acontecem no trabalho, produzem um saber tão importante que chamamos de "saberes da experiência", que vão compondo a nossa caixa de ferramentas especiais que fabricamos pelos nossos encontros e fazeres, partindo do que estamos vivenciando e aprendendo, no cotidiano com nossos colegas de trabalho e consigo mesmo.

Se pensamos e compreendemos que o cuidado em saúde deve estar centrado no usuário, devemos partir dele para refletir sobre o nosso trabalho, é de acordo com essa compreensão da importância das experiências concretas e centradas no usuário, que aprendemos a ouvir mais as necessidades o SUS precisa de profissionais humanizados e capacitados para as demandas do cotidiano.

Temos que conversar sobre o nosso trabalho. Falar sobre o que pensamos, o que sentimos e como fazemos. Escutar, da mesma forma, os colegas de equipe. É por meio desse processo de reflexão e experiência sobre o trabalho que poderemos melhorar nosso modo de trabalhar, nos sentindo mais fortes e potentes para conduzir situações de trabalho complexas.