Papel da Atenção Primária à Saúde nas Redes de Atenção

17 votos

simposio-de-atencao-primaria-a-saude-redes-de-atencao-certo.jpg

A atenção Primária à saúde, ou atenção ambulatorial de primeiro nível são os serviços de primeiro contato do paciente com o sistema de saúde, geralmente de fácil acesso com a finalidade de resolver a maioria dos problemas de saúde da população. Para cumprir seus atributos devem estar integrados a uma rede assistencial.

A Rede de Atenção à Saúde constitui-se em um conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, a fim de garantir integralidade da assistência à saúde. 

Assim sendo, o papel da Atenção Primária à Saúde na Rede de Atenção à Saúde é o de coordenar a atenção à saúde na rede, satisfazer a maior parte das necessidades de saúde da população por meio de uma equipe multidisciplinar e ordenar o acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde da rede.

Fonte: GIOVANELLA L, MENDONÇA MHM. Atenção Primária à Saúde. In: GIOVANELLA L, LOBATO LVC, NORONHA JC, CARVALHO AI. Políticas e Sistema de Saúde no Brasil. 2ª Edição revista e ampliada. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2012. ISBN: 978-85-7541-417-0 Número de Chamada BCE: 351.77(81)P769ss 2. ed.