Atenção Básica e Redes de Atenção à Saúde

17 votos

rede.png

Olá RHS

Por que os sistemas devem ser organizados a partir da atenção básica?

O funcionamento adequado das Redes de Atenção à Saúde depende da aceitação da Atenção Básica como coordenadora do cuidado na Rede. Para tanto é necessário que a atenção especializada reconheça o poder e capacidade da atenção básica.
A Atenção Básica é mais adequada porque se organiza a partir das necessidades de saúde da população; são mais efetivos porque é a única forma de enfrentar consequentemente a situação epidemiológica das condições crônicas e impactar significativamente as condições de saúde da população; é mais eficiente porque apresenta menor custo e reduz o número de procedimentos de alto custo. Nem funciona tão somente como a porta de entrada deste sistema, enfatizando a função resolutiva dos cuidados primários sobre os problemas mais comuns da saúde.
Por fim, segundo Mendes, a Atenção Básica tem como papel nas Redes a estratégia de organização dos sistemas de saúde, ou seja, com a capacidade de apropriar e reordenar todos os recursos do sistema para satisfazer às necessidades da população.

Referência
MENDES, Eugênio Vilaça. As redes de atenção à saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.5, pp. 2297-2305. ISSN 1413-8123.