Minha resenha sobre Investigação que dá poder aos usuários.

10 votos

Proposta pelo investigador Eduardo Vasconcelos a metodologia de grupos de ajuda e de suporte mútuo como investimento na causa de poder aos usuários e familiares na forma de pesquisar a saúde mental.

Esses grupos encontrando-se regularmente trocando experiências de retomada de vida, compartilham abertamente suas dificuldades, são acolhidos,ouvem os demais identificamdo-se com os que têem momentos semelhantes e reinventam suas vidas.

A iniciativa foi criada em 2008 pelo projeto Transversões,da escola de serviço social de universidade federal do rio de janeiro, com o apoio do Ministério da saúde CNPq e da Fundação de amparo a pesquisa do rio de janeiro.

Teve inicio com investigações, experimentação e proposição de metodologias diversificadas de saúde mental no Rio de janeiro,Angra dos reis/Rj,Teresina/Pi,São bernardo do Campo/Sp;e Alegrete/Rs.O projeto possui uma cartilha e um Manual de ajuda e suporte mútuos em saúde mental.

Segundo ele essa metodologia pode ser aplicada não só a saúde mental mas também em outros casos quando se tem diagnóstico da doença ou cuidado intensivo, quando o familiar ou a pessoa acha que a vida acabou.

Falando-se em saúde mental todo e qualquer cuidado que assista o cidadão como projetos de pesquisadores com o apoio de instituições de ensino ou governamentais é sempre bom, faz com que o paciente e sua família não se sintam só nesta árdua luta que é acolher e tratar o paciente com sofrimento psíquico tendo como meta o empoderamento social seu e de seus familiares.