Os desafios da Assistência Farmacêutica no SUS

10 votos

 Assistência Farmacêutica de acordo com a Resolução nº 338/2004-CNS pode ser definida como o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e o seu uso racional. Este conjunto envolve pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população.

 Assim, a Assistência Farmacêutica é parte fundamental dos serviços de atenção à saúde do cidadão e do direito constitucional à saúde assegurado à população brasileira e só se materializa em sua plenitude mediante acesso ao medicamento com garantia do uso racional e da atenção farmacêutica.

 Entre os  fatores que comprometem a qualidade da AF no âmbito do SUS podemos destacar:  a insuficiência de recursos financeiros,  a falta de comprometimento ou a ingerência do gestor em relação à AF,ausência de planejamento e programação para a aquisição de medicamentos,  o armazenamento em condições inapropriadas que contribui para a deterioração dos medicamentos, ocasionando perdas.

 Os desafios para a estruturação e a implementação de uma AF efetiva  na ABS começa pela conscientização, por parte dos gestores, da importância da estruturação da AF municipal, através de investimentos em estrutura física, organização dos processos e capacitação permanente dos trabalhadores envolvidos com as atividades que fazem parte do ciclo da AF.Desta maneira, a distribuição de medicamentos à população pode se tornar viável, racional e mais eficiente.

Fonte:Assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde:da política nacional de medicamentos á atenção básica á saúde.Autores:Luciane Cristina Feltrin de Oliveira; Marluce Maria Araújo Assis; André René.Ciênc. saúde coletiva ,vol.15  ,Rio de Janeiro Nov. 2010