APS que defendemos!!

12 votos

aps_1.png

Boa tarde Rede HumanizaSUS!!

Como aprendemos, o cuidado à saúde na atenção primária envolve vários aspectos em uma lógica mais cuidativa como a promoção; prevenção; diagnóstico; tratamento e reabilitação.

É simples: A centralidade da APS + Organização dos Sistemas de Saúde = melhoria dos indicadores de saúde = melhoria dos indicadores de qualidade de vida.

Precisamos alcançar caminhos que nos levem à uma APS, como o centro de comunicação das RAS, para isso ainda temos um longo percurso, pois é preciso mudar o modelo assistencial e instituir a APS como "porta de entrada" do sistema. 

Busca-se a superação com um CONCEITO AMPLIADO DE SAÚDE!!!

A longitudinalidade, integralidade, coordenação, centralização na família, orientação comunitária são práticas identificadas por meio da produção do CUIDADO centrado nos sujeitos e na defesa da vida. O acolhimento, vínculo, responsabilização de cada membro da equipe e a participação da comunidade constroem práticas inovadoras, críticas e reflexivas empoderando a APS como um espaço para mudança nos processos de trabalhos e cuidado.

 "O cuidado pode ser usado como um conceito que pode reconstruir as práticas de saúde, atuando como uma categoria com potencialidade reconciliadora entre as práticas assistenciais e a vida, ou seja, a possibilidade de um diálogo aberto e produtivo entre a tecnologia e a ciência e a construção livre e solidária de uma vida que se quer feliz." (AYRES, 2004).

 

Ayres, J. R. Norma e formação: horizontes filosóficos para as práticas de avaliação no contexto da promoção da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 2004.