Telemedicina e o ensino a distância na formação continuada dos profissionais de saúde

0 votos

   Uma nova metodologia está mudando para melhor a área da saúde. É a telemedicina, que é a medicina à distância propiciada pela aplicação de tecnologias de telecomunicações e TI possibilitando a troca de informações à distância, seja para debater a melhor escolha de tratamento para um paciente ou investir na capacitação profissional, tanto de médicos quanto de profissionais da área da saúde; é utilizado também para orientar procedimentos e para a promoção da saúde.
    A ATA (American Telemedicine Association) define telemedicina como a utilização de informações médicas trocadas a partir de um local para outro através de comunicações electrônicas para melhorar o estado de saúde clínico de um paciente. Telemedicina inclui uma variedade cada vez maior de aplicativos e serviços que usam vídeo de duas vias, e-mail, telefones inteligentes, ferramentas sem fio e outras formas de tecnologia de telecomunicações. A ATA também disponibiliza diversos guidelines gratuitos de apoio e instruções.
   Hoje  a telemedicina tem diversas aplicações, algumas frentes utilizadas são: a teleassistência e a teleducação.
   No Brasil temos a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia que possibilita, em um primeiro momento, a utilização de aplicativos que demandam mais recursos de rede e o compartilhamento dos dados dos serviços de telemedicina dos hospitais universitários e instituições de ensino e pesquisa participantes da iniciativa. Em um segundo momento, a Rute leva os serviços desenvolvidos nos hospitais universitários do país a profissionais que se encontram em cidades distantes, por meio do compartilhamento de arquivos de prontuários, consultas, exames e segunda opinião.
   Sua implantação traz impactos científicos, tecnológicos, econômicos e sociais para os serviços médicos já existentes, permitindo a adoção de medidas simples e de baixo custo, como a implantação de sistemas de análise de imagens médicas com diagnósticos remotos, que pode contribuir muito para diminuir a carência de especialistas, além de proporcionar treinamento e capacitação de profissionais da área médica sem deslocamento para os centros de referência.

Referências
https://www.einstein.br/einstein-saude/tecnologia-e-inovacao/Paginas/telemedicina.aspx
https://www.americantelemed.org/
https://rute.rnp.br/
https://cbtms.com.br/