Triste Maternidade: Conheça a Depressão Pós-Parto

13 votos

Por Paulo Carneiro
Acadêmico de Jornalismo do CEULP/ULBRA.

Crescemos ouvindo falar do famoso amor de mãe, desse sentimento inigualável, desse momento mágico para as mulheres: a maternidade, mas nem tudo são flores na vida de quem gera um filho.

Durante a gravidez o organismo passa por uma série de mudanças , o que pode desencadear um processo que até pouco tempo nem era discutido, a Depressão Pós-Parto. Se por um lado, todos da família estão felizes com a chegada de uma criança, a mãe pode se mostrar um pouco irritada e desinteressada pelas primeiras ações da criança.

3_16.jpg

A volta pra casa pode não ser das melhores por conta desse sentimento negativo, em algumas mulheres eles podem aparecer após semanas depois da gestação.

O médico Dr. Frederico Navas Demétrio que trabalha como psiquiatra, supervisor do Ambulatório de Doenças Afetivas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e autor do livro “Entendendo a Síndrome do Pânico”, respondeu aos questionamentos de alguns internautas e a perguntas feitas pelo Dr. Dráuzio Varela, afinal quais são os sintomas e como identificar a depressão Pós-Parto?

 

Clique aqui e leia a entrevista no Portal (En)Cena: A Saúde Mental em Movimento.