Acolhimento uma Diretriz da Política Nacional de Humanização

0 votos

Muito já se falou de acolhimento nesta rede.

Por isso o coletivo de editores da RedeHumanizasus  compartilha neste post os principais materiais, informações sobre acolhimento como diretriz da PNH.

Acolhimento: vivificação da produção de saúde

A palavra “Acolhimento” vem do latim “acoligere”. Da mesma raiz derivam as palavras “coleta”, “colheita” e “colher”. Numa tradução mais literária pode significar “trazer algo para sí”, “tornar como meu”. Assim, já na origem da palavra “acolher” significa um se “importar”, um liar compartilhado com o que é trazido. Confunde-se també, pela tradição religiosa dos peregrinos e cuidadores com “hospedale” de onde deriva o hospice (dispositivo de cuidados paliativos), hotel, hospital, hospício e hospedaria palavras que na sua origem expressam o “tratar bem” o “acolher” necessidades de conforto, cuidado e tratamento).
Na perspectiva de um bom cuidado e atenção acolher significa não apenas receber bem e dar condições de conforto mas junto com isso oferecer soluções práticas aos problemas trazidos.

A palavra “acolher”, em seus vários sentidos, expressa “dar acolhida, admitir, aceitar, dar ouvidos, dar crédito a, agasalhar, receber, atender, admitir” (FERREIRA, 1975). O acolhimento como ato ou efeito de acolher expressa uma ação de aproximação, um “estar com” e “perto de”, ou seja, uma atitude de inclusão, de estar em relação com O que entendemos por acolhimento? Acolhimento e Classificação de Risco nos Serviços de Urgência 11 algo ou alguém. É exatamente no sentido da ação de “estar com” ou “próximo de” que queremos afirmar o acolhimento como uma das diretrizes de maior relevância política, ética e estética da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Política porque implica o compromisso coletivo de envolver-se neste “estar com”, potencializando protagonismos e vida nos diferentes encontros. Ética no que se refere ao compromisso com o reconhecimento do outro, na atitude de acolhê-lo em suas diferenças, dores, alegrias, modos de viver, sentir e estar na vida. Estética no que diz respeito à invenção de estratégias, nas relações e encontros do dia-a-dia, que contribuem para a dignificação da vida e do viver e, assim, para a construção de nossa própria humanidade. (Cartilha Acolhimento)

Materiais disponíveis na área da PNH

Cartilhas:

Pautas para imprensa:

https://redehumanizasus.net/sites/default/files/a_etica_do_acolhimento_no_sus.docx

https://redehumanizasus.net/sites/default/files/classificacao_de_risco_no_sus.docx

Videos:

 

Diálogo sobre o acolhimento:

Produzido por Bruno Azevedo, com a participação da Claudia Abbês, Altair Massaro e a Vera Figueredo:

https://redehumanizasus.net/1326-dialogo-sobre-acolhimento-e-classificacao-de-risco
 

Coletânea de posts que mostram experiências de acolhimento como diretriz e como dispositivo de humanização

https://redehumanizasus.net/88013-sintoniasus-descobre-a-tenda-do-cont

https://redehumanizasus.net/13378-tenda-do-conto-cinco-anos-acolhendo-historias

https://redehumanizasus.net/4189-rede-no-berco-acolhendo-as-diferencas-culturais

https://redehumanizasus.net/category/tags/acolhimento

 

Acolher diante da morte e do morrer:

 

Experiência de SC:
Acolhimento Co responsável uma outra proposta envolvendo o dispositivo (após atendimento na urgência hospitalar, encaminhamento para a rede acompanhado e integrado)

https://redehumanizasus.net/83444-apresentacao-do-projeto-fortalecimento-da-rede-de-atencao-a-saude-e-construcao-de-vinculos-por-meio-do-encaminhamento-corr