Inovações e Tendências Aplicadas nas Tecnologias de Informação e Comunicação na Gestão da Saúde

0 votos

Uma das grandes discussões e temáticas que vem se desenvolvendo nos últimos anos no Brasil, é a Inovação e aprimoramento das tecnologias da informação e até mesmo tecnologias variadas aplicadas tanta á saúde, quanto a gestão da mesma. 

Com isso, podemos ilustrar a relevância que essas inovações trazem para o Brasil, principalmente, por se espelhar nas conferências internacionais e tecnologias de outros países que facilitam o acesso dos usuários e profissionais a tais tecnologias. 

Conforme o Resumo do artigo escrito por Luis Hernan Contreras Pinochet, Aline de Souza Lopes, Jheniffer Sanches Silva em 2012, disponível em :https://www.tecsi.fea.usp.br/envio/9contecsi/index.php/envio/article/view/9CONTECSI2012%2FRF-582/220 acessado em: 05/05/2015 às 11:30. temos: 

Os diferentes modelos de negócios na área da saúde estão possibilitando que se desenvolvam os mais variados tipos de estratégias de negócios, oferecendo cada vez mais versatilidade e funcionalidade, principalmente utilizando a ferramenta Internet. As empresas estão realizando transações de forma mais eficiente e eficaz, e este fato vem causando um processo crescente de obsolescência dos negócios consolidados no setor da saúde. Portanto, o objetivo deste trabalho foi apresentar as novas tendências de Tecnologia de Informação emergentes que estão trazendo benefícios diretos e indiretos para a Gestão da Saúde. A pesquisa foi realizada com em diferentes fontes de bases de dados, com o apoio de artigos e revistas nacionais e internacionais, e livros especializados na área da gestão da saúde. Portanto, caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica com caráter analítico. Dentre os principais resultados foi observado o problema com o gerenciamento da informação tem sido ainda mais dificultado devido a um exponencial aumento na quantidade de dados a serem gerenciados, no número de profissionais, que controlam os processos e nas demandas para acesso em tempo real. O custo para lidar com a informação nos hospitais também tem representado o principal fator para o uso de computadores, na tentativa de fornecer mais dados com menor custo. Nesse sentido, faz-se necessário um posicionamento estratégico das organizações da área da saúde para o tratamento dos recursos informacionais, bem como, a escolha de uma ferramenta de Tecnologia de Informação capaz de trazer os benefícios esperados para estas organizações.

Sendo assim, faz-se necessário sempre a busca por novas tecnologias que sejam de caráter fundamental e inovador para o Brasil, e o aprimoramento das já existentes para facilitar o acesso, e desenvolvimento na gestão da saúde e dos próprios usuários.