Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde (TICS)

0 votos

A Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde (TICS) é um meio facilitador que permite a comunicação entre todas as áreas. A informação é um instrumento essencial para aumentar o controle e melhorar a qualidade da assistência. Segundo Spinola e Pessôa (1997) a informação é uma ferramenta poderosa para uma organização, pois, por meio dela, pode-se ter o domínio dos diversos parâmetros que regem a sua dinâmica. Nos sistemas empresariais, a informação é reconhecida como o recurso mais importante para a tomada de decisões. Toda essa informação recebida reflete diretamente no triunfo das organizações
Na área de saúde, podemos citar o uso dos sistemas de informação como uma forma de tecnologia que pode ser considerada um meio de redução de custos e também o aumento da efetividade, economicidade e praticidade dos serviços.
Por fim, constata-se que a informação e comunicação são ferramentas que otimizam os serviços e propiciam um conhecimento abrangente, juntamente com as tecnologias que auxiliam essas práticas.

Referência Bibliográfica 

PINOCHET, L.H.C. Tendências de Tecnologia de Informação na Gestão da Saúde. O mundo da saúde, São Paulo: 2011.