Ensino a Distância no Processo de Educação Continuada de Profissionais de Saúde: Uma revisão integrativa.

11 votos

Boa noite! Gostei deste artigo que encontra-se disponível nos Anais de um seminário realizado pela UFMG, em Belo Horizonte no ano de 2013, V seminário Internacional de Educação a Distância, no Eixo 1, Gestão e Institucionalização da Educação a Distância.

O artigo fala sobre a importância do Ensino a Distância  para a Educação continuada de profissionais em saúde. Para isso, foram feitas várias buscas de literaturas na Biblioteca Virtual em Saúde – BVS, buscando apenas pesquisas realizadas de 2001 a 2011. Ao todo, foram escolhidos 12 artigos.
É destacado no texto as principais características da educação a distância-EAD: eficácia, adaptação, flexibilidade e abertura, onde o discente é sujeito ativo de seu conhecimento. É importante para o profissional no mercado de trabalho, a capacidade de aprender a aprender. E é neste contexto que entra a EAD.

As tecnologias de comunicação e informação permitem o uso de varias mídias, facilita o acesso geográfico e o baixo custo. Um bom exemplo é a secretaria de saúde de Minas Gerais, que utilizou a EAD  por meio de uma ambiente virtual de aprendizagem – AVA, para oferecer cursos de saúde para aprimorar os conhecimentos e garantir a melhora nos serviços de saúde pelos profissionais da área.

A maioria dos artigos analisados tinham como objetivo a descrição do desenvolvimento de cursos a distância, outros analisavam a importância e as contribuições desses cursos e também tinham aqueles que analisavam os interesses dos profissionais pelos cursos.

Quanto a descrição do desenvolvimento dos cursos, foi observado que a proposta pedagógica e o conteúdo foram bem adaptados ao perfil dos alunos.

Aqueles que analisaram a importância e as contribuições dos cursos para a área da saúde demonstrou que o EAD possibilita a estratégia de educação permanente em saúde. Porém houve dificuldades com acesso e utilização das tecnologias de Comunicação.

Já quanto ao interesse, as percepções e atitudes foram positivas quanto ao EAD. O interesse é ainda maior por profissionais que residem em localidades distantes. As dificuldades relatadas foram que muitos profissionais não tiveram experiência com o EAD ou não tinham acesso à internet.

Dessa forma, o EAD para a educação continuada em saúde tem ajudado positivamente, porém é necessário experimentar novos modelos de comunicação para este fim.

Referência:

Fernandes, et al. Ensino a Distância no Processo de Educação Continuada de Profissionais de Saúde: Uma revisão integrativa. In: V seminário Internacional de Educação a Distância, Gestão e Institucionalização da Educação a Distância. Belo Horizonte- MG, 2013. Anais do V seminário Internacional de Educação a Distância. CAED-UFMG, 2013. P. 63- 68.

Disponível em: https://www.ufmg.br/ead/seminario/anais/pdf/Eixo_1.pdf

 

Ellen Carollyane