Farmácia de Alto Custo

15 votos

1111.jpg

 

O Programa de Medicamentos Excepcionais, popularmente conhecido como Farmácia de Alto Custo, deve atender toda a população, independente de ser ou não usuária do Sistema Único de Saúde.

No Distrito Federal, os remédios de alto custo são adquiridos pelo GDF em parceria com a União. A Farmácia Ambulatorial Especializada da Secretaria de Saúde do DF, conhecida popularmente como Farmácias de Alto Custo (FAC) é abastecida por meio do Programa de Medicamentos Excepcionais do Sistema Único de Saúde (SUS). A SES mantém duas unidades da farmácia para atender os usuários, uma na Estação do Metrô 102 Sul e outra na Praça do Cidadão, em Ceilândia.

De acordo com a SES, a FAC atendeu no ano passado cerca de 11 mil usuários na unidade Ceilândia e 16 mil na Asa Sul com atendimento diário de aproximadamente 400 e 600 pessoas respectivamente nas duas unidades. Porém, recentemente vivenciamos uma crise, em que diversos usuários não conseguiam  o acessos a seus medicamentos. A unidade da 102 Sul ficou fechada devido à paralisação dos funcionários. E a outra dificuldade enfrentada pelos pacientes foi a falta de remédios. Segundo uma lista feita pelos funcionários, 36 medicamentos estavam em falta no local.

Além disso, o que me causou espanto ao tomar conhecimento, e venho aqui expor, foi o relato de uma usuária, que disse que os funcionários da farmácia de alto custo da Praça do Cidadão, em Ceilândia, se recusavam a entregar medicamentos em protesto contra a falta de pagamentos e benefícios. O que me leva a pensar que tipo de profissionais de saúde estamos formando hoje no Sistema… E aonde está a vigilância necessária nesses serviços. Acredito que para mim, futura gestora de saúde, um dos grandes desafios será conseguir sanar o que hoje, vejo como primordial e essencial na saúde, a humanização do atendimento por parte dos profissionais, pois por ser também uma usuária das Farmácias de Alto Custo, tenho minhas vivências, que digo, são péssimas no serviço, e que poderiam ser diferentes se o acolhimento por parte do serviço/profissional, fosse mais adequado, pois a política em si é de extrema importância, e grande significância, como vitória da população, mas na hora de ser colocado em prática, deixa a desejar.