I Seminário “Psicologia das escolas: o que o professor demanda e o que a Psicologia produz?”

11 votos

nucleorio.jpg

O que pode um psicólogo na escola? O que pode a escola com a psicologia? A ação do psicólogo no contexto escolar é sempre cercado de mistérios e pré-conceitos: ah, aquele que faz aquelas coisas.

Ou ainda: "ah, eu sei que tem, mas não sei o que ele faz".

 

 

Mas no contexto escolar, nenhum ator é inocente. Com a crescente demanda por projetos intersetoriais, onde saúde e educação conversam, muitas vezes o psicólogo é convidado e convocado a exercer um olhar de poder – aquele olhar normalizador – nos educandos e trabalhadores e professores, dando laudos, encaminhamentos e sugerindo diagnósticos. 

Aliás, para quem já leu qualquer outro post meu sabe bem que a medicalização da educação afeta educadores e educandos. 

E é pensando o papel da psicologia na escola como ator reprodutor ou transformador de certas concepções e práticas que o I Seminário “Psicologia das escolas: o que o professor demanda e o que a Psicologia produz?” será realizado.

Aliás, o que se espera de um psicólogo na escola? Seja em uma 'sala do psicólogo' ou em arranjos matriciados em interface com o SUS?

É para produzir mais inquietações e avançar nessas discussões que o evento será realizado nos dias 22 e 23 de Maio, no Rio de Janeiro. A transmissão online está garantida. E o espaço de troca também, organizado em parceira pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Sindicatos dos Psicólogos do Estado do Rio de Janeiro com o apoio do Núcleo Rio de Janeiro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, a troca de experiências entre a esfera acadêmica, profissional e dos movimentos sociais está garantida.

Para quem quiser acompanhar as novidades do evento, basta acompanhar a página no Facebook.

O último dia do evento será reservado para as discussões em eixos que comporão um painel de questões e encaminhamentos a ser apresentado no XII Congresso Brasileiro de Psicologia Escolar e 37° Conferência Anual da Associação Internacional de Psicologia Escolar.

Veja a programação completa abaixo!

 

11209729_997998066919326_578337739216365764_n1.jpg

O Núcleo Rio de Janeiro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade em parceria com o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, o Sindicato dos Psicólogos do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, promoverão, nos dias 22 e 23 de maio, o I Seminário “Psicologia das escolas: o que o professor demanda e o que a Psicologia produz?”.
O evento acontecerá no Salão do Centro Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), localizado na Avenida Rui Barbosa, nº 762 – Flamengo. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas no próprio evento.

Agende-se para participar!

 

Programação
22 de Maio (Sexta-Feira)

8h30min – Credenciamento
9h – Mesa Institucional
Participação:
– Helena Rego Monteiro (CRP 05/24180) – Psicóloga, doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense e conselheira-presidente da Comissão de Psicologia e Educação do CRP-RJ;
– Marinaldo Silva Santos (CRP 05/5057) – Presidente do Sindicato dos Psicólogos do Estado do Rio de Janeiro e membro da Comissão de Psicologia e Educação do CRP-RJ;
– Francisco Teixeira Portugal (CRP 05/19783) – Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Clínica pela PUC-Rio e professor adjunto do Instituto de Psicologia da UFRJ.
9h30min – Conferência de Abertura
Palestrante: Adriana Marcondes Machado (CRP 06/21157) – Psicóloga e professora do Instituo de Psicologia da Universidade de São Paulo.
12h às 14h – Almoço
14h – Mesa-redonda “Ensino de Psicologia na Educação: o que dizem as ementas, o que produzem as teorias?”
Palestrantes:
– Fernanda Fochi Nogueira Insfran (CRP 05/32798) – Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela UFRJ, especialista em Avaliação Educacional (UERJ) e professora adjunta da UFF e coordenadora do curso de licenciatura em Pedagogia;
– Diva Lúcia Gautério Conde (CRP 05/1448) – Psicóloga e professora da Faculdade de Educação da UFRJ;
– Rosimeri de Oliveira Dias – Pedagoga, mestre em Educação pela UERJ, doutora em Psicologia pela UFRJ e professora do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ.
Mediadora: Aline Lage – Professora de Psicologia no Instituto Nacional de Educação de Surdos, mestre em Ciência Ambiental e doutora em Psicologia.
16h30min – Mesa-redonda
Palestrantes:
– Claudio Ramos Peixoto (CRP 05/9571) – Psicólogo, mestre em Educação pela UFRJ, professor da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e professor/pesquisador da Universidade Severiano Sombra, de Vassouras;
– Katia Aguiar (CRP 05/5549) – Psicóloga, mestre em Educação pela UFF, doutora em Psicologia Social pela PUC-São Paulo, pós-doutorado em Psicologia Social pela UERJ e professora associada do Departamento de Psicologia da UFF;
Mediadora: Mariana de Araújo Fiore (CRP 05/35050) – Psicóloga e professora de Ensino Infantil.

23 de Maio (Sábado)
9h – Partilhando experiências em Psicologia Escolar e Educacional
Momento reservado para a apresentação de trabalhos submetidos (aprovados ou não) ao XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (CONPEE), segundo os eixos temáticos:
Eixo1 – A Psicologia na formação de professores
Eixo2 – A formação da (o) psicóloga (o) escolar
Eixo3 – A produção da queixa escolar
Coordenação: Rui Massato Harayama – Cientista Social, mestre em Antropologia da Ciência e Tecnologia, membro da secretaria-executiva do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e colaborador das Comissões de Direitos Humanos e Educação do CRP-RJ.
12h às 14h – Almoço
14h – Mesa-redonda “Ensino de Psicologia Escolar: conteúdos revelam práticas ou práticas revelam conteúdos?”
Palestrantes:
– Ângela Maria Dias Fernandes – Graduada em Psicologia pela PUC-Rio, mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina, e professora associada aposentada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba;
– Marilene Proença – Professora doutora do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo;
– Beatriz Sancovschi (CRP 05/30215) – Psicóloga e professora do Instituto de Psicologia da UFRJ.
Mediador: Francisco Teixeira Portugal (CRP 05/19783) – Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Clínica pela PUC-Rio e professor adjunto do Instituto de Psicologia da UFRJ.
16h30min – Intervalo para café
17h30min – Painel Final “Políticas públicas e práticas dos psicólogos no Rio de Janeiro”
Apresentação dos relatórios produzidos a partir das discussões dos grupos de trabalho referentes a cada eixo temático.
19h – Encerramento