VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM FOCO

10 votos

É com muita alegria que divulgamos nos últimos dias dois novos materiais voltados para os profissionais e gestores da Atenção Básica (AB): o Marco de Referência da Vigilância Alimentar e Nutricional na Atenção Básica e as Orientações para Avaliação de Marcadores de Consumo Alimentar na Atenção Básica.

O Marco de Referência da Vigilância Alimentar e Nutricional na Atenção Básica visa apoiar os profissionais e gestores para o exercício da VAN em diferentes contextos da AB, como no Bolsa Família, no Saúde na Escola e no Academia da Saúde. As instruções contidas na publicação contemplam as diferentes populações e realidades do Brasil.

Já as Orientações para Avaliação de Marcadores de Consumo Alimentar na Atenção Básica apresentam instruções para a utilização dos novos formulários de avaliação do consumo alimentar a serem adotados na AB, visando melhorias no processo de trabalho das equipes. Além disso, oferece orientações em relação à produção de indicadores a partir dos dados coletados, subsidiando a análise e a formulação de políticas e ações de alimentação e nutrição com base na realidade local.
A possibilidade de realizarmos o amplo debate e pensarmos em todas essas estratégias em conjunto é o diferencial nesse processo. Agradecemos a todos os envolvidos e brindamos esse momento com o lançamento do mais novo curso de autoaprendizado disponível na Redenutri, intitulado "Vigilância Alimentar e Nutricional: contribuições para a organização do cuidado nos serviços de Atenção Básica à Saúde".

van_capa.jpg

 

marcadores_consumo_alimentar_capa.jpg

Juntos vamos fortalecer ainda mais as ações de alimentação e nutrição na Atenção Básica!