Virose Misteriosa/”VIRMIS” se espalha por Sergipe- Etiologia ainda é desconhecida- Dermatite e Artralgias são predominantes

11 votos

DERMATITE DA "VIRMIS"/VIROSE MISTERIOSA DO NORDESTE – EXANTEMA PRURIGINOSO, OCORRENDO EM PACIENTE DA ZONA RURAL,  DO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA APARECIDA – AGRESTE/SERTÃO DE SERGIPE

chigun001.recorte.jpg

**************************************************

Pelo menos três Arbovirus, vírus transmitidos por artrópodes, são candidatos a vilão do surto da VIRMIS.

1. Virus da Dengue

2. Virus da Chikungunya

3. Virus Zyca

Todos estes três virus são transmitidos pelos mosquitos do gênero Aedes.

A Dengue já está no Brasil desde os anos oitenta, os virus  são quatro sorotipos diferentes, e tem a nomenclatura de DengueV.

A Febre Chikungunya entrou no Brasil recentemente, com surtos notificados e confirmados pelo Ministério da Saúde a partir de 2013/2014, se não me falha a memória. A nomenclatura oficial é ChikV.

Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia/UFBA, que encontraram material genético do virus Zika/nomenclatura oficial ZikaV , em sôro de pacientes da cidade de Camaçari na Bahia, admitem que o ZikaV veio para o Brasil com os turistas da Copa de 2014.

Em Aparecida, município do Agreste/Sertão de Sergipe, a doença está espalhada pela zona urbana, e nos povoados onde trabalho, encontrei casos da VIRMIS em Cruz das Graças, Lages e Pau Ferro.

Fizemos algumas fotos da Dermatite Pruriginosa, que pode coçar muito e cede com a velha Dexclorfeniramina. As Algias são tratadas com  o clássico Paracetamol e as Artrites com a famosa Nimesulida.

Temos também uns poucos videos artesanais.

********************************************

VIDEOMAKER: MARCIA MEIRELLYS

 

 

 

Por enquanto vou postar apenas um video nosso  e uma imagem ilustrativa do DengueV, mais tarde postarei fotos próprias  da VIRMIS de Aparecida-Sergipe.

[Por ClytonHouli, Médico Reumatologista e da Atenção Básica, trabalhando no estado de Sergipe – CREMESE 2545 – Colaboração da Radialista e Ativista do SUS que dá certo, Marcia Meirellys]

*************************************************

denguevirus.jpg