Sesap e Canal Saúde promovem 1ª Oficina de Comunicação e Saúde no RN

7 votos

Profissionais que atuam na produção de estratégias de comunicação voltadas para a promoção da saúde participam, no período de 12 a 14 de maio, da 1ª Oficina de Comunicação & Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

O evento promovido pelo Canal Saúde e Sesap, por meio da Subcoordenadoria de Informação, Educação e Comunicação (SIEC), será realizado, das 9h às 17h, no Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (Cefope), em Natal. Participarão dos três dias de oficina, profissionais que atuam na SIEC e articuladores de informação, educação e comunicação (IEC) nas oito Regiões de Saúde do Rio Grande do Norte; para que possam qualificar suas ações e serem multiplicadores em seus territórios, além de técnicos da Sesap que atuam nesta área e representantes dos órgãos estaduais que realizam o controle social do Sistema Único de Saúde – o Conselho Estadual de Saúde (CES) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (Cosems).

A programação conta com sete módulos que abordarão as seguintes temáticas: Comunicação como Direito Humano, Comunicação e Saúde, SUS e Mídia, Novas Tecnologias, Produção Audiovisual e Planejamento em Comunicação. 

De acordo com a jornalista Eufrásia Ribeiro, responsável técnica pela SIEC, essa será a primeira de muitas oficinas que a Coordenadoria de Promoção à Saúde através da Subcoordenadoria de Informação, Educação e Comunicação vai promover ainda em 2015. “Esse é o momento de qualificar os processos de trabalho junto aos profissionais que atuam nesta área tanto na Sesap, nas Ursaps e Secretarias de Saúde da 7ª Região de Saúde, quanto nos conselhos de saúde estadual e das secretarias municipais. Iremos realizar outras oficinas com a mesma temática macro ‘Comunicação & Saúde’ nas Regiões de Saúde, envolvendo apoiadores nestes territórios e também junto aos comitês de promoção das políticas de equidade e saúde da população negra e quilombola, de acordo com suas especificidades”, destaca.

As oficinas surgem da necessidade de uma comunicação mais qualificada e bem planejada estrategicamente em saúde, pois há uma carência silenciosa na produção de estratégias adequadas de comunicação com foco no usuário, a fragilidade no uso das novas tecnologias de informação para promover saúde, entre outros. “Desta forma, espera-se que ações de comunicação sejam desenvolvidas de forma consciente no poder de seu alcance para que haja uma mudança no atual contexto em que vivemos”, pontua Eufrásia Ribeiro.

A 1ª Oficina de Comunicação & Saúde da Sesap será realizada pelo Canal Saúde, uma emissora de televisão pública, gerida pela Fundação Oswaldo Cruz, cuja missão é produzir e difundir conteúdo sobre saúde que contribua para a construção do SUS e da cidadania da população brasileira. A SIEC convidou o Canal Saúde por entender a importância desta emissora, que está há 20 anos no ar e já se consolidou como um importante instrumento de comunicação em saúde no contexto da história de constituição do SUS e de sua permanente evolução.

Fonte: Sesap

– See more at: https://www.saude.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=74776&ACT&PAGE=0&PARM&LBL=ACERVO+DE+MAT%C9RIAS#sthash.SCwSnvB2.dpuf