Assistência Farmacêutica

10 votos

Considera-se o uso racional de medicamentos como sendo o processo que compreende a prescrição apropriada; a disponibilidade  oportuna e a preços acessíveis; a dispensação em condições adequadas; e o consumo nas doses indicadas, nos intervalos definidos e no período de tempo indicado de medicamentos eficazes, seguros e de qualidade (BRASIL, 2002a).

Que atire a primeira pedra quem nunca fez uso irracional de medicamentos. É um remedinho de gripe pra cá, um outro pra dor de cabeça lá, e por assim vai… Pq procurar um médico se ele vai passar o "mesmo remédio" da vez passada !? Pra que dispensar um tempo em que eu poderia está trabalhando, estudando ou fazendo outra coisa !?

Infelizmente, é uma cultura muito forte já enraizada, que pode trazer sérios danos e agravos à saúde e é preciso trabalhar muito com educação em saúde para tentar mudar esse cenário no país.

Abraços!!!

 

Referência

Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Assistência Farmacêutica no SUS / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília : CONASS, 2011. 186 p. (Coleção Para Entender a Gestão do SUS 2011, 7)