Apoio Institucional

15 votos

O sentido da prática do apoio institucional está no acompanhamento e na construção dos
processos/percursos dessa transformação, colocando-se o apoiador “ao lado” dos sujeitos que vão experimentar/produzir as mudanças. Partindo da compreensão de que toda mudança nas práticas de saúde envolve análise dos processos de trabalho, o método do apoio propõe colocar em análise as formas como o trabalho vem sendo organizado, de modo autoritário em suas diversas maneiras de centralismos — por corporação, por modelo reduzido de saúde, por modelos verticais de gestão, por terceirizações, — fomentando relações violentas no trabalho.

O apoio institucional é uma estratégia de fomento à gestão compartilhada dos processos de trabalho exercida nas práticas cotidianas concretas e que parte da premissa de que todo trabalhador é gestor de seu trabalho. É a cogestão tomada como método. Método que visa à colocação do apoiador ao lado dos sujeitos na análise de seus processos de trabalho, de modo a [não (inclui?)] deixar-se afetar nos coletivos por essas formas autoritárias de atenção e gestão, e procure instrumentos que provoquem desvios nelas, acolhendo e fortalecendo o que no grupo se desloca desses modelos.

 

BARROS DE BARROS, Maria Elizabeth; GUEDES, Carla Ribeiro; ROZA, Monica Maria Raphael. O apoio institucional como método de análise-intervenção no âmbito das políticas públicas de saúde: a experiência em um hospital geral. Ciência & Saúde Coletiva, 16(12):4803-4814, 2011. Disponível em> https://www.scielo.br/pdf/csc/v16n12/29.pdf