Apoio Institucional, um desafio.

17 votos

maxresdefault_0.jpg

Um dos maiores desafios no Sistema Único de Saúde (SUS) tem sido inovar as práticas de gestão. A transformação dos modos tradicionais de gerir pessoas, processos de trabalho, recursos e políticas públicas de saúde tem sido foco de trabalho e estudo em diversos contextos do país. Dentre as iniciativas e inovações experimentadas, estão em destaque os arranjos de Apoio Institucional Como “função” Apoio. Os objetivos dos arranjos de Apoio Institucional experimentados pelas organizações são, em geral, comprometidos com a transformação dos processos de trabalho e das relações exercidas entre os sujeitos. 
Desse modo, tomo como conceito, que Apoio é pensado como uma função gerencial que, a partir do principio da congestão visa reformular o modo tradicional de fazer coordenação, planejamento, supervisão e avaliação em saúde. A cogestão como base do Apoio Institucional pressupõe um modo de agir mais dialogado por parte da organização que intenta projetos de mudança. Busca-se construir relações e ações que valorizem o princípio da autonomia dos sujeitos e dos coletivos sobre suas próprias realidades e problemas. 

Referência: Experiências de Apoio Institucional no Sus: da teoria à prática, Letícia de Moraes Falleiro, Porto Alegre 2014