Fórum Antimanicomial de Teresina-PI.

11 votos

Compartilho o convite do Fórum  Antimanicomial que acontece hoje em Teresina- PI.

w_forum.jpg
O Fórum Antimanicomial reúne profissionais de saúde, acadêmicos e comunidade. O Evento acontece até o fim da tarde de hoje (18).

Com o lema “Por uma Sociedade sem Manicômios”, o dia 18 de maio tornou-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Pensando nisso, a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realiza durante todo o dia de hoje (18), no auditório da Faculdade Santo Agostinho, o I Fórum Antimanicomial do CAPS II Sul, que tem por finalidade estratégica estimular a defesa de uma cultura antimanicomial entre as pessoas com transtorno mental, seus familiares e demais interessados, através de discussões, debates e formulações de propostas.

No Fórum estão acontecendo palestras sobre a cultura manicomial, o que é o CAPS e quais os serviços prestados, apresentada a Rede de Atenção Psicossocial da Prefeitura de Teresina, reflexões sobre o cuidado em saúde mental na atenção psicossocial e a importância da participação da família no cuidado, entre outras temáticas.

Para a assistente social e organizadora do Fórum Antimanicomial, Sayonara Genilda Lima, o evento é um bom momento para explanar sobre as contribuições que podem ser feitas para a defesa de uma cultura antimanicomial entre os usuários da saúde mental, seus familiares e profissionais de saúde. “Os usuários da rede de atenção psicossocial querem ser livres. E a liberdade para eles é estarem inseridos no seio de suas famílias e de suas comunidades”, afirma.

O I Fórum Antimanicomial acontece até às 17h. No período da tarde acontecerá uma mesa redonda com relatos de experiências do protagonismo em Saúde Mental. A coordenadora da mesa será Andreia de Sousa Leite, psicóloga do CAPS II Sul. Haverá também uma palestra com Marta Evelyn de Carvalho Bona, coordenadora do CAPS de União. Ainda no turno da tarde haverá um momento crucial do evento, que será a elaboração de uma carta aberta, onde todos que participaram do evento poderão propor melhorias para o serviço de atenção psicossocial.

“Estou há cinco anos fazendo tratamento no CAPS II Sul e tenho apresentado boa melhora. Esse evento serve para termos mais contato com os diversos profissionais de saúde mental. Também vamos ter a elaboração da carta aberta, onde poderemos colocar sugestões de melhorias para o atendimento público nos CAPS. Eu tenho algumas ideias de melhorias”, afirma a paciente Loide Costa Santos.

Letícia Maria da Silva, mãe do usuário do CAPS Carlielson da Silva, disse que deseja receber mais esclarecimento sobre os serviços prestados no atendimento de seu filho. “Esse fórum será muito importante para que eu possa ter mais esclarecimentos sobre diversos assuntos e assim ajudar mais no tratamento do meu filho”, explica.

O movimento da luta antimanicomial é estabelecido no Brasil desde 1987 com o objetivo de superar os hospitais psiquiátricos, denunciando abusos, maus-tratos e outras irregularidades ocorridas nesses dispositivos.  “A luta antimanicomial representa um processo de mudança cultural, política e de inclusão na sociedade, e para que o mesmo se institucionalize são necessárias ações que modifiquem não apenas o sistema de saúde mental, mas que também ocorram transformações de caráter social e cultural que alterem o imaginário social sobre a loucura”, finaliza Sayonara Genilda.
 

Fonte: Portal da Prefeitura Municipal de Teresina-PI.