A HISTÓRIA DE MÁRCIA…

15 votos

images_1_0.jpg

"… uma adolescente de 15 anos, bonita e vaidosa. Chegou ao CAPS acompanhada por uma conselheira tutelar, com quem tem boa vinculação, encaminhada por diagnóstico de distúrbio de comportamento e quadro depressivo. Tem história de uso de drogas, dificuldade de aprendizagem, episódios de hetero e autoagressividade. Márcia tentou suicídio por duas vezes. Na primeira vez tomou os medicamentos de sua mãe e na segunda, há 15 dias, cortou os pulsos, ficando 06 dias internada por conta desse episódio.

A FAMÍLIA DE MÁRCIA…

Dona Sonia, mãe de Márcia, tem 05 filhos e está internada em hospital psiquiátrico com diagnóstico de esquizofrenia. Seu pai, considerado alcoolista crônico, não foi localizado. Márcia diz não querer saber dele que, quando está bêbado, agride sua mãe, seus irmãos e ela própria. Sua avó materna, dona Luiza, declarou que não poderá assumir a responsabilidade pelas crianças, visto que já cuida dos dois netos mais velhos que, como a mãe, também tem “uns probleminhas de cabeça”. Além disso, dona Luiza se queixa muito de dores nas pernas. É diabética, tem úlceras varicosas e não consegue se cuidar direito.

O caso de Márcia é muito complexo e envolve muito mais que consumo de drogas. Requer "um novo olhar, uma nova percepção e, principalmente, um novo modo de se emocionar".