Integração saudável

12 votos

equipe.jpg

Olá,

Venho expor um pouco sobre o modelo de Gestão da Clínica, em especial o Projeto Terapêutico Singular (PTS). Para isso utilizei referências do caderno do curso de Gestão da clínica nas redes de Atenção à Saúde do Hospital Sírio-Libanês e da Cartilha da PNH – Clínica Ampliada, Equipe de Referência e Projeto Terapêutico Singular.

Bom, a partir das leituras acima citadas, podemos concluir que uma das principais propostas da clínica ampliada é capacitar as equipes das regiões de saúde para que promovam a integração vertical e horizontal entre os diferentes serviços, visando melhor coordenação e continuidade do cuidado à saúde. Sobre as metas, vejo relevância na questão da socialização, ou seja, tornar conhecido os conceitos sobre gestão da clínica, tendo como base 86 redes de atenção no Brasil, sendo 64 no Estado de São Paulo e 22 em outros estados e também a capacitação dos profissionais da Gestão da Clínica.

Sobre o PTS …

Um dos projetos da gestão da clínica é o PTS, geralmente usado para situações mais complexas nos casos de saúde mental, onde, toda a equipe participa (através de opiniões) do processo de cuidado do indivíduo, desde o diagnóstico até a reavaliação.

Momentos (4):

• Diagnóstico: Possibilita uma conclusão a respeito dos riscos e da vulnerabilidade do usuário;
• Definição de metas: Negociação entre o sujeito e o membro da equipe mais próximo;
• Divisão de responsabilidades;
• Reavaliação: Discussão da evolução.

 

Concluindo, penso que, em qualquer atividade ou profissão, o cuidado e a integração coletiva é indispensável para que o bom desenvolvimento e a reavaliação possa ser concluída com êxito e de forma mais completa possível.

 

Abraços.

Bianca Mendes