Projeto Terapêutico Singular, para mim, é (…). E para você?

17 votos

imagem-de-destaque.jpegOlá, RHS 🙂

   Hoje vim trazer um pouco da minha visão sobre o Projeto Terapêutico Singular (PTS). Para mim, ele implica em:

  • Reconhecer os saberes do outro – usuário: não é só o conhecimento científico, tecnológico que é importante, mas o conhecimento do dia a dia também, na medida em que é preciso readequar o processo terapêutico para a realidade de cada indivíduo, considerando que cada um é um sujeito, uma pessoa com particularidades, características que as diferenciam das outras.
  • Reconhecer os saberes do outro – colegas de trabalho: acredito que pensar um PTS implica em olhar a pessoa como um todo; e se ela apresenta um conjunto de necessidades que "transpassa a área de atuação", buscar a ampliação do projeto terapêutico para que ele contemple todas essas necessidades, o que implica em sentar junto com outros atores e pensar, juntos, um projeto completo, único, para satisfazer a necessidade que aquele usuário trouxe ao serviço. Isso já traz uma outra característica que aposto como importantíssima: ampliação de horizonte.
  • Efetivar o processo do cuidado: na medida em que o protagonista desta história ganha voz e espaço (o usuário), ele se sente participante, ainda mais porque foi adequado segundo a sua realidade de vida, e os seus saberes foram ouvidos; e não é mais apenas uma visão de um único profissional, mas um conjunto – isso me lembra tanto daquele dito popular que várias cabeças juntas pensam melhor do que uma sozinha – buscando satisfazer às necessidades apresentadas pela pessoa segundo o campo de atuação dos profissionais.
  • Reorganizar o processo de gestão da clínica: Para fazer o PTS – que acredito não ser tarefa fácil, mas de extrema valia – precisa-se de tempo. Logo, pensar e criar um PTS implica na reorganização dos processos de trabalho, de oferta de serviços, mas sem que isso venha a afetar negativamente o coletivo de usuários. E, para isso, também, acredito ser importante demonstrar/construir juntos a importância que tem o PTS no cuidado à saúde, a importância que tem para a resolubilidade do processo de trabalho, entre outros…

   E na visão de vocês, o que é, ou em que implica o Projeto Terapêutico Singular? Alguém já utilizou ou ainda utiliza?