Luta Antimanicomial é realizada com música e palestra em Uberlândia

11 votos

33753.jpg

"Ser normal é ser do meu jeito. Loucura é você não me aceitar” é o tema da campanha da Semana Nacional da Luta Antimanicomial promovida pela Prefeitura de Uberlândia. Em comemoração, a Secretária Municipal de Saúde da cidade está realizando várias atividades, que começou na terça-feira (19) e vão até a próxima sexta-feira (22).

O objetivo segundo a coordenadora do programa de Saúde Mental de Uberlândia, Maria Teresa Perez, é desenvolver um trabalho valorizando o protagonismo e a corresponsabilização do usuário e das famílias na construção de projeto terapêutico singular, fazendo com que o próprio paciente seja o responsável direto pela a melhora.

O início da comemoração na cidade ocorreu nesta terça-feira (19) no auditório Cícero Diniz do Centro Administrativo. Na ocasião, os objetos feitos pelos usuários do Centro de Apoio Psicossocial (Caps) foram colocados em exposição. Quatro atividades estão programadas para acontecer durante as comemorações.

De acordo com Maria Tereza, as ações de saúde mental na cidade estão alinhadas às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). O que segundo ela pode levar o município a ser considerado uma das referências nacionais sobre o assunto. Ela ressalta que o município é um dos poucos no país que possuem Capes tipo III, que funcionam 24 horas por dia.

A Rede de Atenção Psicossocial de Uberlândia conta com cinco Centros de Atenção Psicossocial (Caps) distribuídos em todos os setores da cidade. As atividades nos centros são realizadas privilegiando os espaços coletivos de forma articulada com os outros pontos de atenção da rede municipal de saúde. As unidades oferecem cuidados e assistência psicossocial por equipe multiprofissional composta por psicólogos, psiquiatras, assistente social e enfermeiros.

33752.jpg

Programação

Quarta-feira (20)
Apresentação de dança e performance
Horário 14h às 16h
Local: Teatro Municipal de Uberlândia

Quinta-feira (21)
Palestra voltada para a Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório do bloco 5R AB – Campus Santa Mônica UFU

Sexta-feira (22)
Festa de Confraternização
Horário: 9h às 14h
Local: CESAG
Rua: Maria Augusta Moraes, 04, bairro Alvorada.

 

Comemorações acontecem até sexta-feira.
Objetos dos usuários dos Caps foram colocados em exposição.

https://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2015/05/luta-antimanicomial-e-realizada-com-musica-e-palestra-em-uberlandia.html

 

https://www.uberlandia.mg.gov.br/2014/noticia/9733/engajamento_pela_humanizacao_na_saude_mental_e_diretriz_em_uberlandia.html