Projeto Terapêutico Singular

13 votos

dx7hg5hqnfefdgog2uiwshu45aadw6rhlm5vs2oll757hbaoaxlq_0_0.png

 

O projeto Terapêutico Singular surgiu a partir da luta antimanicomial em Saúde Mental. Se trata de um planejamento feito por profissionais da saúde de diversas áreas e especialidades que conversam juntos para a discussão de um caso. E o que é um "caso"? 

Caso, é o planejamento exclusivo para cada paciente. Esse tem suas vulnerabilidades e problemas de saúde específicos e que em geral, são complexos. O PTS parte do pressuposto que esse paciente pode e deve voltar ao contato com o meio social e seus familiares de uma forma positiva, ou seja, que haja uma ressocialização desse paciente pautado por estratégias específicas para isso. 

O Projeto, também é de discussão dos processos de trabalho entre os próprios trabalhadores de saúde, onde podem olhar para si e para o trabalho que desenvolvem e verificar se de fato, está sendo eficaz na vida e na saúde daquele paciente, naquele serviço em que atua. Para isso, é necessário que a integração entre várias áreas de saúde, tais como, fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários, psicólogos, psiquiatras, gestores, técnicos em enfermagem dentre tantos outros; seja feita em "roda de conversa", que saia aspecto de "linha de montagem", onde cada um faz sua parte e pronto! Deve-se conversar, simultaneamente entre eles para que o paciente tenha de fato, uma ressocialização positiva.