Curiosidade na WEB em relação à Dengue

12 votos

Vejam esta iniciativa do Google publicada no site Olhar Digital:

Google Dengue e Tendências da Gripe: para acompanhar o avanço das doenças
Por Redação Olhar Digital – em 01/06/2011 às 14h25h

dengue_no_mundo.jpg

O Google lançou um hotsite para monitorar o avanço da dengue pelo mundo. Trata-se do Google Dengue Trends, que mostra os locais afetados pelo mosquito e a intensidade das epidemias nesses pontos.

Ao visualizar o mapa, é possível descobrir quais os países estão sendo afetados pela doença. No momento, de acordo com o Google Trends, apenas Brasil, Bolívia, Indonésia, Cingapura e Índia lutam contra esse problema. Ao clicar em "Brasil", por exemplo, o sistema nos mostra um gráfico com a evolução da doença ao longo dos meses, além de permitir uma comparação com os mesmos períodos de anos anteriores.

Há alguns meses, o Google já havia lançado um hotsite chamado Google Flu Trends (ou tendências da gripe), onde é possível encontrar as mesmas informações sobre a gripe ao redor do mundo.

O Google Trends usa dados agregados da pesquisa do Google para estimar a atividade das doenças. A empresa percebeu uma forte ligação entre a quantidade de pessoas que buscam informações sobre dengue ou gripe, e a quantidade de pessoas que foram realmente infectadas pelos vírus naquele mesmo período. Com base nessa premissa, eles conseguem estimar onde e quando estes vírus estão afetando a população.

Vale a pena reiterar que estes dados tem como base a quantidade de pesquisas sobre Dengue no Google e que estabelecem uma relação com os casos de Dengue no local da pesquisa, porém não é uma estatística de número de casos de Dengue (observação e grifo nosso)

Seguimos na campanha no combate a Dengue com informação e troca de informações!

Coletivo de Editores da Rede Humanizasus