6ª Conferência Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul

12 votos

conferencia.jpg

A 6ª Conferência Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul seguindo o tema nacional: Todos usam o SUS! “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” aconteceu nos dias 29 e 30 de maio de 2015, nas dependências da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul – ACIJS, situado à Rua Octaviano Lombardi, nº 100, Bairro Czerniewicz.

Eu participei da Oficina 01, coordenada pela Enfermeira Denise Thum onde trabalhamos as temáticas: Reformas Democráticas e Populares do Estado/ Controle Social.

Uma proposta recorrente em algumas oficinas foi a criação dos Conselhos Locais de Saúde em Jaraguá do Sul como estratégia para fortalecer o Controle Social e a Atenção Básica ao mesmo tempo.

Outro assunto presente nos grupos e na plenária foi o repúdio ao Projeto de Lei 4.330/2004, que dispõe sobre a terceirização das atividades fim, precarizando as relações no mundo do trabalho.

ana.jpg

A palestrante Ana Maria Groff Jansen abordou os aspectos financeiros para uma boa gestão levantando a bandeira do Caixa Único do SUS fazendo referência a uma expressão que devemos passar: da mania de descumprir a lei para a ousadia de cumprir a lei.

Ao final fui eleito entre os 16 Delegados para representar a cidade de Jaraguá do Sul na 7ª Conferência Estadual de Saúde de Santa Catarina que ocorrerá de 23 á 25 de setembro em Florianópolis.