ACOLHIMENTO/CUIDADO é essencial!

18 votos

Acolhimento  compreende a  recepção  do  usuário  desde  a  sua  chegada, responsabilizando  o  profissional  integralmente  por  ele,  ouvindo  sua  queixa, permitindo  que  ele  expresse  suas  preocupações  e  angústias e ao  mesmo  tempo, devendo  colocar  os  limites  necessários,  garantindo  atenção  resolutiva  e  a articulação  com  os  outros  serviços  de  saúde  para  continuidade  da  assistência.

O Cuidar é muito mais do que um ato ou técnica. Cuidar é uma atitude, é a maneira como  estamos  diante  do  outro  e  como  o  compreendemos  como  ser  humano  e  não somente  como  “ser  doente”.  Cuidar  representa  a  capacidade  que  temos  de  resgatar  o nosso melhor lado, para fortalecê‐lo naquilo que ele tem de mais saudável, bonito e que caracteriza a verdadeira relação humana.

Cuidar e acolher são atitudes práticas frente ao sentido que as ações de saúde adquirem nas diversas situações, isto é, uma interação entre dois ou mais sujeitos visando o alívio de um sofrimento ou o alcance de um bem-estar, sempre mediada por saberes especificamente voltados para essa finalidade.As ações de cuidado e acolhimento são colocadas em prática no momento em que são realizados os atendimentos.

O acolhimento não é uma prática isolada, mas um conjunto de práticas que se traduz em atitudes que as pessoas tomam nas interações que se estabelecem no ambiente dos serviços de saúde e é muito importante que os profissionais  possam compreender que cuidar e acolher vai além dos procedimentos técnicos.

 

Referências:Atenção hospitalar: um espaço produtor do cuidado integral em
saúde;Autores: Heloísa Helena da Silva Guedes e Marina Monteiro de Castro e Castro.
O acolhimento como boa prática na atenção básica à saúde;Autores: Patricia Guerrero; Ana Lúcia Schaefer Ferreira de Mello; Selma Regina de Andrade; Alacoque Lorenzini Erdmann.

image_large.jpg