Mamografia a cada dois anos reduz risco de morte em 40%.

8 votos

Mulheres de 50 a 69 anos são as que mais se beneficiam do exame. Resultado contribuirá para a atualização das diretrizes para diagnóstico precoce.

Exame de rotina: a mamografia pode reduzir o número de mortes em mulheres com câncer de mama
Exame de rotina: a mamografia pode reduzir o número de mortes em mulheres com câncer de mama(Thinkstock/VEJA)
Mulheres com idades entre 50 e 69 anos que fazem mamografia regularmente (a cada dois anos) reduzem em 40% o risco de morrer de câncer de mama, segundo um estudo internacional publicado na revista científica New England Journal of Medicine.
O trabalho foi conduzido por especialistas de 16 países que avaliaram os efeitos positivos e negativos dos diferentes métodos de triagem para o câncer de mama. Os pesquisadores tiveram como base a análise dos resultados de 11 testes clínicos controlados e 40 estudos observacionais. O estudo foi coordenado pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC), uma agência da Organização Mundial da Saúde (OMS), e contribuirá para a atualização do Manual da IARC sobre a detecção do câncer de mama — cuja última edição foi em 2002.
"Esta análise importante ajudará a tranquilizar as mulheres no mundo todo para o fato de que as mamografias salvam vidas e que são uma ferramenta essencial para aumentar o diagnóstico precoce e, assim, reduzir a mortalidade", explicou o professor Stephen Duffy, da Universidade Queen Mary of London, um dos autores da publicação.

https://veja.abril.com.br/noticia/saude/mamografia-a-cada-dois-anos-reduz-risco-de-morte-em-40