Bom dia e Promoção de Saúde: O Grupo Bem Estar

10 votos

5mfsf_lmc_a_alegriadogritodebomdiaemunissono.jpg

  O grupo Bem Estar é um grupo de mulheres adultas e idosas moradoras da comunidade Pingo d’água no bairro Trapiche da Barra, em Maceió-AL. É promovido pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família-UNCISAL, iniciou no ano de 2014 e é realizado na Colônia de Pescadores do bairro, duas vezes por semana.

 

  As atividades se iniciam com uma caminhada pela comunidade, partindo da Colônia dos Pescadores, no retorno ocorre outra prática corporal, que pode ser dança, alongamento, pilates, etc. Em seguida, abordamos temáticas norteadoras para o fomento de discussões por meio de rodas de conversas, recursos educativos como jogos, encenações, circuitos físicos/cognitivos. A finalização do grupo ocorre em roda com as integrantes abraçadas, com um momento de fala, de avaliação, agradecimento, aspirações, finalizado por um “Bom dia” em uníssono.

O grupo tem um caráter de Promoção e de Educação em Saúde. Temos como objetivo principal a emancipação e o emponderamento das participantes em suas vidas e no (auto)cuidado com a saúde, fazemos isso por meio da execução de práticas corporais e temáticas voltadas para Cidadania, Saúde, e temas do cotidiano das usuárias. O grupo também atende às demandas de prevenção de agravos e complicações, e de acompanhamento da pressão arterial e de condições de saúde, realizando quando necessário o encaminhamento para os serviços de saúde. Além disso, é possível perceber uma melhor adesão e vivência das práticas e conhecimentos trabalhados.

  Para que os objetivos sejam atendidos, as ações são permeadas por conceitos como vínculo, acolhimento e valorização dos saberes. Também são utilizadas metodologias participativas e integradoras que contribuem para a participação ativa das usuárias, o que possibilita uma construção conjunta de saberes.

  É possível perceber o avanço na integração do grupo, juntamente com o emponderamento das usuárias que se tornam cada vez mais ativas e autônomas dentro do grupo e da comunidade. Outro ponto importante é o fomento de uma rede entre as participantes, permitindo a criação de uma espaço de apoio, amizade e acolhimento. O grupo se torna um espaço efetivo de produção de saúde e de qualidade de vida para todas as integrantes, sejam residentes ou usuárias.

 

bem_estar.jpg

Na foto: Dona Cícera, Dona Maura, Dona Gilvandete, Dona Luzinete, Dona Elba, Dona Verônica, Dona Vanilda. Residentes: Juliana, Cyntia, Claudinete, Marília Gabriela e Luisa.

 

 

Luisa Macedo Cavalcante, Claudinete Melo dos Santos, Cyntia Márcia da Silva Toledo, Emanuele Sarmento de Vasconcelos Silva, Juliana Ferreira Lopes, Lidiane Medeiros Melo, Luisa Macedo Cavalcante e Marilia Gabriela Vieira Macêdo.