Curso de Atenção a Homens e Mulheres em Situação de Violência por Parceiros Íntimos

13 votos

violencia_0.png

Última chamada para o curso de Atenção a Homens e Mulheres em Situação de Violência por Parceiros Íntimos

Estão abertas até o próximo sábado (20/06) as inscrições para o curso de capacitação a distância sobre Atenção a Homens e Mulheres em Situação de Violência por Parceiros Íntimos, com enfoque na Atenção Básica. Destinado aos profissionais de saúde, gestores e áreas afins, o curso tem como principal objetivo ensinar aos participantes a identificar os sintomas e lesões apresentados pelas usuárias e usuários que possam estar ligados a situações de violência por parceiros íntimos, realizando a identificação, o acolhimento e os encaminhamentos adequados. Além disso, o curso busca mostrar como essa violência se apresenta – geralmente de forma diversa entre homens e mulheres- e como isso está relacionado, dentre outras questões, às construções de gênero.

O curso oferece seis módulos de 30 horas.  Durante o processo de inscrição, o candidato deverá optar por quatro módulos de seu interesse pessoal e profissional, mais o módulo de introdução, totalizando 120 horas de curso. Nesta edição, estarão abertas vagas para profissionais de outras área, além da saúde. O curso é resultado de parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Santa Catarina.

A proposta de metodologia diferenciada desse curso se reflete, principalmente, na relação dinâmica entre teoria e prática, na apropriação e discussão das questões que envolvem a saúde e a violência por parceiros íntimos no âmbito da Atenção Básica.

Mais informações: www.violenciaesaude.ufsc.br/curso