UNA-SUS abre inscrições para novo módulo do Programa de Atenção Domiciliar

10 votos
Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) abre as inscrições para o novo módulo do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância nessa segunda-feira, 15 de junho. O módulo Abordagem Domiciliar em Situações Clínicas Comuns em Idosos é oferecido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), integrante da Rede UNA-SUS.
Para se inscrever, acesse ao link. As matrículas podem ser feitas de 15 de junho a 15 de setembro de 2015.
O módulo é voltado para médicos e enfermeiros. O objetivo é capacitar a prática clínica desses profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde, com destaque para os que atuam na Atenção Básica e Atenção Domiciliar e nos serviços do Melhor em Casa.
 
A carga horária é de 45 horas. Entre os temas abordados estão: Doenças Cardiovasculares, Diabetes, Cânceres, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Doenças Musculoesqueléticas e Doenças Mentais.
Devido às altas taxas de morbidade e incapacidade, a população idosa é um dos grupos que mais se beneficia da Atenção Domiciliar, que tem na Estratégia de Saúde da Família a possibilidade de expansão, de maneira que os profissionais que nela atuam necessitam de educação permanente no tema.
Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância
O programa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e oito Universidades integrantes da Rede UNA-SUS (UFMA, UFC, UFSC, UFMG, UFCSPA, UFPE, UFPel, UERJ). O objetivo é fazer com que gestores se tornem aptos a implantar e gerenciar serviços de atenção domiciliar e que profissionais da atenção à saúde desenvolvam habilidades para qualificar o atendimento prestado nessa modalidade.
O programa é online, composto por 19 módulos totalmente auto instrutivos.
Para saber mais sobre os módulos do Programa, clique aqui.