Como assim Tricologia?

12 votos

  bp.jpg

Outro dia, fui à uma consulta no médico. Otorrinolaringologista, nada fácil de pronunciar, por isso tendenciosamente, reduzimos o termo para 'otorrino', pois assim respiramos.
Quando na sala de espera,  vi uma placa com as especialidades atendidas no setor. Entre elas: dermatologia, ginecologia, neurologia, entre outras. Mas uma das palavras me chamou atenção. "Tricologia"! Perguntei ao rapaz da recepção do que tratava. Eis que ele respondeu: cabelos.

Não me recordo de ter ouvido falar nisso antes…

Tricologia- do grego thricos (cabelos) + logos (estudo) é um ramo da ciência que teve princípio na Inglaterra no ano de 1902.
Já vi especialistas e profissionais de estética falando sobre o cuidado com os cabelos, mas não sabia que esse era o nome  da especialidade.

tricolo_1.jpg

Achei bem curioso. Mas ao mesmo tempo interessante, pois se temos diversos especialistas na saúde, um para cada coisa, por quê não ter um também para cuidar de nossos fios? Tão importantes para nossa proteção no caso de pêlos, e para a estética, no caso dos cabelos diversos e bonitos que vemos por ai?

Pesquisando um pouco mais a respeito do tema, descubro que vai ter um congresso em julho,  realizado pela Academia Brasileira de Tricologia (ABT), saiba mais clicando aqui.

Sai da consulta com a pele mais cuidada, tinha ido ver minha dermatologista. E pensei um dia volto para cuidar também de meus cabelos.

Curiosidades da saúde..

Você conhecia essa especialidade?

Me conte sobre sua descoberta ou acrescente algo aos comentários do post.

 

 

*Imagens da internet