PNH participa de evento em comemoração ao dia mundial do doador de sangue em Brasília-DF

13 votos

img_7830.jpg

A ‘Cerimônia Alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue’, foi realizada na última terça-feira (16), às 09 horas, no Auditório, Carlyle Guerra de Macedo, na Sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em Brasília/DF.

O evento foi organizado pela Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde (MS), e contou com a presença do ministro da saúde, Arthur Chioro, da secretária de assistência à saúde do MS, representantes da OPAS, representantes dos países da américa latina (El Salvador, Equador, Honduras, México, Paraguai, Peru e Uruguai), coordenador nacional da Política de Sangue e Hemoderivados do MS e equipe, coordenadores e técnicos das Hemoredes do Brasil, Hemocentros de diversos estados brasileiros, representante da Política Nacional de Humanização, além de outras áreas afins do MS relacionadas à política de sangue.

hem.jpg

Após a cerimônia de abertura, os  participantes continuaram a agenda de trabalho com o ‘Encontro dos Profissionais de Captação de Doadores de Sangue do Brasil e Países das Américas’.

Na ocasião, foi lançado pelo Ministério da Saúde, o ‘Manual de Orientações para Promoção da Doação Voluntária de Sangue’. A PNH contribuiu com um capítulo deste manual intitulado: ‘Humanização e Doação de Sangue’. A confecção é de co-autoria da coordenação geral da PNH por meio dos consultores: Anselmo Clemente, e Georgia da Silva, junto ao Hemocentro de Marília (SP), em parceria do responsável pelo setor de captação de doadores, Rafael José da Silva e a responsável pela assistência de enfermagem, Marilda Marques Luciano Marvulo.

img_8051.jpg

A contribuição da PNH neste manual se apóia na ampliação e qualificação do processo de doação e captação de sangue no Brasil. Para tanto, a PNH inseriu nas orientações deste manual, conceitos e diretrizes de humanização tais como: Cogestão, Ambiência e Acolhimento nos serviços. Vale lembrar que no Brasil desde a constituição de 1988 é proibida a comercialização do sangue, sendo dever do estado o provimento de meios para um atendimento hemoterápico e hematológico. No contexto latino-americano o Brasil apresenta uma política pública de destaque nesta área e o ‘Encontro dos Profissionais de Captação de Doadores de Sangue do Brasil e Países das Américas’ demonstrou que a comercialização de sangue ainda é um problema vivido por alguns países americanos.

“Nós da PNH acreditamos que temos muito subsídio para atuar no fortalecimento e na qualificação deste processo no SUS. Saímos desta atividade com indicativos importantes de continuidade das agendas de trabalho junto à coordenação da área de sangue no MS,” afirma o apoiador da PNH, Anselmo Clemente.

Outro indicativo importante pactuado no evento é a tradução do manual para o espanhol, um investimento no acesso aos países latino-americanos.

O ministro da saúde, gravou ainda, um vídeo em agradecimento aos doadores de sangue no País. Clique aqui e saiba mais.

 

Equipe de Comunicação de Jornalismo PNH/SAS

Jornalista Responsável:Sheila Souza

*Foto:Acervo CGSH