Acolher é promover a saúde!

10 votos

Baseado em uma história relatada aqui na rede, onde uma equipe qualificada que trabalha em conjunto em prol da promoção da saúde através do acolhimento do seu atendimento, no caso sua gestação.

https://redehumanizasus.net/90973-recebendo-rene-tres-semanas-de-vida

O relato retirado da rede humanizasus acima, ao meu ver indica que o acolhimento não está diretamente relacionado ao ambiente dentro de hospitais e centros de saúde. O acolhimento se desenvolve de várias formas, desde um bom atendimento em uma UPA a visitas domiciliares, como acontece acima. Orientar, informar, conhecer e acompanhar fora de um ambiente hospitalocêntrico também significa acolhimento. Acolhimento de um caso, uma história e acolhimento de uma vida que antes mesmo de nascer já era acolhido.
Creio que dessa maneira a saúde a atenção básica se modificaria, e para melhor. É preciso se fazer entender que os profissionais de saúde como facilitadores e promovedores de saúde, a possam oferecer de forma equitativa, acolhedora e possibilitadora de novas formas de promoção e ampliação da saúde. Acolher é promover a saúde.

Boa Noite!