Acolhimento?

11 votos

Verificando alguns relatos e por experiência própria, tenho observado a distorção do que é na verdade o Acolhimento. Fui a um hospital e ao chegar, retirei uma senha para atendimento e fui direcionada à uma sala de espera onde estava anexada uma plaquinha "acolhimento", no momento pensei, que legal, muito bom que essa prática está sendo implantada. Porém ao ser chamada para realizar esse procedimento, percebi que o que era feito na sala não se tratava muito bem de um acolhimento. A profissional (enfermeira), perguntou minha queixa, eu falei e pronto. Não foi prestada nenhum outro tipo de assistência. Recebi um encaminhamento para outro profissional e aguardei o atendimento.

 

Com isso percebemos que é necessário ainda o treinamento e conhecimento dos próprios profissionais sobre a importância de realizar o Acolhimento em si. Não de simplesmente identificar a mazela e direcionar a outro profissional. Já que estão se dispondo a fazê-lo, que o façam com mais zelo e verifiquem o significado dessa prática.

Esse foi um breve relato, apenas para entendermos o quanto temos que nos empenhar para mudar certas questões na saúde no Brasil.