Plano de Vinculação da Gestante

9 votos

Compartilhando

gestante.jpg

A Fundação Municipal de Saúde do município de Teresina elaborou a cartilha do Plano de Vinculação da Gestante que tem como finalidade orientar as gestantes, familiares e profissionais sobre as ações implementadas para o atendimento da gestante, desde o acesso ao pré-natal até a maternidade onde será feito o parto.

O pré-natal das gestantes deve ter início na UBS mais próxima de sua residência. Lá a gestante terá consultas garantidas e encaminhamentos para realização dos exames necessários. Além disto, terá disponível um curso sobre gravidez, abertura de prontuário, preenchimento da caderneta da gestante, atendimento com classificação de risco e organização da visita da gestante à maternidade onde realizará o parto.

Todas as ações realizadas pelo setor de saúde, seja municipal ou estadual, devem ser integradas para que a gestante tenha uma assistência de boa qualidade, assim como o recém-nascido. Evitando, desta forma, óbitos maternos e infantis.

Dados de pesquisa apontam que, em dois anos a FMS registrou a redução da mortalidade materna em 72,5%. Teresina passou de 13 óbitos maternos em 2012 para três em 2014. A diminuição é um reflexo de uma série de ações que vem sendo implementadas na atenção básica de saúde. No entanto, ainda preocupam os índices de mortalidade neonatal na capital.
 

Fonte: Portal de Teresina