Atenção Conselheiros de Saúde de todo Brasil!Se atualize,leia a cartilha:”Orientação para Conselheiros de Saúde”. ObrigadoTCU!

15 votos

Atenção Conselheiros de Saúde de todo o Brasil, o TCU, acaba de atualizar a cartilha: "Orientação para Conselheiros de Saúde"

cartilha_post_1_0.jpg

Foto retirada desta matéria no  endereço: https://www.ces.saude.pe.gov.br/tcu

-recomenda-a-leitura-da-cartilha-orientacoes-para-conselheiros-de-saude/cartilha_post_1.jpg

Por: Marcia Meirellys/TV PSI

Orgulhosamente sou ativista do SUS que dá certo no Brasil, e atualmente sou Conselheira Local da UBS Dona Sinhazinha e Delegada da Conferência Municipal de Saúde de Aracaju-SE,  e defendo a tese de que, para ser conselheiro de Saúde, tem que:

1- Estudar sobre o que significa ser conselheiro, (aceitar o desafio de ser, exercer e estudar sobre o assunto);

2- Tem que ter compromisso com a causa: aprender a cumprir com as diretrizes do regimento e trabalhar com o coração, pelo SUS e pelo o usuário do SUS;

3- É fundamental, por em prática o compromisso assumido, (ser conselheiro de saúde não é brincadeira)é compromisso sério, é a melhor maneira de exercermos o papel de cidadania junto aos usuários do SUS.

O conselho de saúde desempenha um papel importantíssimo no controle social na área da saúde, veja o que diz um trecho da  matéria do TCU:

" Por meio dos conselhos de saúde, a comunidade ali representada fiscaliza a aplicação do dinheiro público na saúde, verifica se a assistência à saúde prestada no Estado ou no município atende às necessidades da população e confere se as políticas de saúde orientam o governo a agir de acordo com o que a população precisa."

Esta blogueira e conselheira local de saúde, preocupada com a falta de informação da maioria dos conselheiros, que assumem os conselhos sem ter o menor compromisso ou conhecimento da causa".

Venho aqui na Rede HumanizaSUS, em rede nacional fazer um apelo aos novos conselheiros de saúde do Brasil, leiam  a cartilha produzida pelo TCU: "Orientação para Conselheiros de Saúde", quero indicar essa cartilha, e ao mesmo tempo, agradecer, por essa  excelente contribuição do TCU a todos nós.

Pois, acredito que todos os conselheiros do Brasil, de todos os Estados Brasileiros, deveriam ter obrigação de estudar  essa cartilha, só assim terei a esperança de fato do nosso verdadeiro papel no exercício nos respectivos  conselhos de saúde espalhados em todo território nacional.

Lembrem-se que: "INFORMAÇÃO É PODER". Precisamos estudar sobre o assunto conselheiros de todo o Brasil!

Obrigado TCU e parabéns pelo belo trabalho!!cheekyenlightened Ótima ideia!

Abraço apertado a todas as minhas amigas e amigos da Rede HumanizaSUS!

 

BAIXE AQUI A CARTILHA  EM PDF E BONS ESTUDOS, CONSELHEIROS DE TODO O BRASIL!

 

"Elogiar o SUS que dá certo no Brasil, quer seja a vacina da criança ao idoso , ao uso da SAMU por exemplo,  é mais do que obrigação. A mídia só mostra o lado negativo. E você que utiliza o SUS de uma forma ou de outra, não vai agradecer?"

Marcia Meirellys/TV PSI

Radialista, colunista social e Ativista do SUS que dá certo no Brasil